Ibovespa tenta rescaldo, mas tensão com EUA e China limita recuperação

Reuters

Publicado 29.09.2021 12:08

Atualizado 29.09.2021 12:59

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - De carona na alta dos mercados globais, as ações brasileiras tinham recuperação nesta quarta-feira, após o principal índice doméstico ter fechado na véspera no segundo patamar mais baixo em 2021, mas o risco de travamento orçamentário nos Estados Unidos e de desaceleração na China limitavam a reação.

Por volta das 12h, o Ibovespa mostrava alta de 1,4%, aos 111.699,61 pontos. O giro financeiro da sessão era de 9,5 bilhões de reais.

À medida que autoridades monetárias no mundo todo mudam de medidas de estímulo para aperto para conter a inflação, os investidores se apegavam a dados pontuais nesta sessão para voltar a fazer compras pontuais de ativos de maior risco, o que elevava índices de bolsas na Europa e nos Estados Unidos.

Entre os dados do dia que davam algum fôlego para as compras de ações estavam a alta do sentimento econômico da zona do euro em setembro, após uma queda em agosto. Por aqui, o Ministério do Trabalho anunciou que o Brasil criou 372.265 vagas formais em agosto, maior resultado para o mês da série iniciada em 2010 e acima da previsão do mercado, de 272.500 novos postos.

No entanto, temores em relação à escalada recente nos preços globais de petróleo e gás, além dos riscos de um fracasso por uma acordo parlamentar nos EUA para evitar uma paralisação do governo pesavam no mercado.

h2 Destaques/h2

JBS (SA:JBSS3) era destaque positivo, à frente inclusive das rivais Marfrig (SA:MRFG3) e BRF (SA:BRFS3), que tinham outra sessão positiva, com altas de 4,5% e de 1,9%, respectivamente.

Méliuz (SA:CASH3) era a líder de ganhos do índice, com alta de 6,1%, na cola da recuperação de ações de empresas no esquina entre tecnologia e varejo na Nasdaq. VIA tinha ganho de 3,2%, enquanto AMERICANAS crescia 4,3%.

Petrobras (SA:PETR4) resistia à queda da cotação do barril de petróleo e subia 1,5% após anunciar acordo para vender à chinesa CNOOC uma fatia extra de 5% no contrato de partilha do excedente da cessão onerosa no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, por 2,08 bilhões de dólares.

Hapvida (SA:HAPV3) subia 0,7%. A empresa caiu forte na véspera após a Superintendência do Cade declarar complexo o acordo para fusão com a Notre Dame (SA:GNDI3), que caía 1,5%. Nesta quarta, o Credit Suisse (SIX:CSGN) afirmou em nota a clientes que o alerta do Cade não representa risco para a fusão.

Usiminas (SA:USIM5) ganhava 5,1%, reagindo parcialmente após perdas pesadas nas últimas duas sessões, depois de ter anunciado na segunda-feira a paralisação do alto forno 2 de sua usina em Ipatinga por até 5 meses devido a um incidente que não teve detalhes informados pela companhia ao mercado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Banco Santander Brasil (SA:SANB11) tinha elevação de 1,8%, puxando o carro do setor bancário, uma vez que investidores preferiam se posicionar em ações de maior liquidez e de empresas mais resilientes durante a crise. Itau Unibanco crescia 1,6% e Bradesco (SA:BBDC4) tinha acréscimo de 2,3%.

M Dias Branco (SA:MDIA3), fora do índice, tinha incremento de 5%, após ter anunciado na noite da véspera a compra da empresa de comida saudável Latinex por até 272 milhões de reais.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações