Ibovespa testa 114 mil pontos após palavras de Maia; dólar e juros caem

Estadão Conteúdo

Publicado 07.12.2020 08:13

Atualizado 07.12.2020 11:40

Ibovespa testa 114 mil pontos após palavras de Maia; dólar e juros caem

Depois de atingir a mínima aos 113.550,89 pontos, o Ibovespa migrou para o terreno positivo, renovando máximas, na contramão da cautela externa retratada na queda das bolsas europeias e dos índices futuros em Nova York. A exceção era o Nasdaq, que também testava alta (0,02%). Já o dólar e as principais taxas de juros tinham queda. Há, pouco, a moeda americana caiu abaixo de R$ 5,10.

O avanço da Bolsa brasileira vem na sequência das palavras do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedindo avanço na agenda de reformas, dizendo que agora irão se sentar à mesa e aprovar as pautas. "Estou pedindo a PEC emergencial que Guedes ministro da Economia, Paulo Guedes iria enviar em 5 de dezembro de 2019", disse. "O governo antecipou minha sucessão e esqueceu projetos, como PEC emergencial", disse Maia.

Segundo Maia, a PEC do voto impresso será uma agenda do governo e seu candidato. Em sua visão, a agenda do voto impresso, certamente nenhum dos candidatos vai pautar uma PEC. "Não tenho dúvida que o dia seguinte da nossa vitória será a vitória da democracia."

Maia afirmou que a decisão do STF - de barrar reeleição da Casa e do Senado - precisa ser respeitada. Com a decisão, disse que o processo eleitoral e qualquer risco de sua candidatura acabaram para o governo. Para o deputado, Ricardo Barros (PP-PR), a decisão do STF "deu tudo certo, como está escrito".

No entanto, preocupações externas e também seguem no radar. O avanço acelerado de casos de covid-19 no mundo reforça a preocupação em relação ao ritmo da retomada econômica global e que agora tem outro componente: tensão EUA-China.

Relatos de que o governo americano estaria se preparando para impor sanções a autoridades do Partido Comunista da China elevam o nível de incômodo de investidores, deixando em segundo plano, pelo menos por ora, o salto de 21,1% nas exportações chinesas em novembro. As ações de empresas ligadas a commodities metálicas na B3 têm altas moderadas, em torno de 0,20%. Apenas Usiminas PNA (SA:USIM5) subia 0,51%, às 11 horas.

Internamente, além da alta de casos de covid-19 que tem implicado em aumento nas restrições sociais, incerteza quanto ao acordo comercial do Brexit, a decisão do STF de barrar a reeleição na Câmara e no Senado pode ser vista por investidores como um atraso na agenda de reformas.

Outro fator que animar e limitar a queda das bolsas externas e também do petróleo é a expectativa de novidades a respeito das negociações em torno de um novo pacote fiscal nos EUA. "Um anúncio de um pacote seria uma ótima sinalização para os mercados e seria muito importante para o emprego. Daria a perspectiva de atenuação dos efeitos da pandemia de covid-19, que ainda tem respaldo da propagação da vacina contra a doença. Isso pode ser um drive positivo neste momento em que as economias ainda estão combalidas", analisa o diretor da CM Capital Markets, Fernando Barroso.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Apesar de considerar positiva a decisão do STF, Barroso ressalta que a medida pode distanciar a evolução da agenda de reformas, mudando um pouco o cenário das pautas consideradas importantes para o País. "Pode ser que essa pauta, inclusive a das privatizações, corra algum risco já que os dois não poderão concorrer à reeleição. No entanto, considera a decisão importante, evitando abrir precedente perigosos de longevidade nas casas e de outros poderes. É relevante a troca de ideias", diz, completando que o governo terá de encontrar alguém alinhado com essa agenda.

A despeito do tom negativo externo, algumas notícias corporativas internas avançam firmes. A Gol (SA:GOLL4), por exemplo, anunciou que obteve geração líquida de caixa de R$ 3 milhões por dia em novembro. Foi a primeira vez desde o início da crise provocada pelo novo coronavírus. Os papéis lideram a lista de maiores elevações da Bolsa, subindo 6,36%, puxando Azul PN (SA:AZUL4) (3,50%)

Já a Petrobras (SA:PETR4) informou que, em continuidade ao processo de desinvestimento do Polo Urucu, sua diretoria executiva aprovou nova rodada de ofertas vinculantes. As ações tinham ganhos de 0,62% (PN) e de 0,18% (ON) (SA:PETR3), enquanto o petróleo cedia na faixa de 0,60% no exterior.

Às 10h50, o Ibovespa subia 0,47%, aos 114.281,89 pontos, na máxima.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações