Ibovespa testa queda com bancos, apesar de alta de commodities e de NY

Estadão Conteúdo

Publicado 30.08.2023 08:20

Atualizado 30.08.2023 11:40

Ibovespa testa queda com bancos, apesar de alta de commodities e de NY

A alta das bolsas norte-americanas e da maioria na Europa é insuficiente para animar o Ibovespa. Após subir 0,37%, com máxima diária aos 118.840,80 pontos, o Índice Bovespa passa por instabilidade, mirando leve queda nesta quarta-feira, 30. O recuo é puxado principalmente por ações de grandes bancos e de varejistas, apesar do declínio dos juros futuros.

"Melhorou o humor internacional, mas o Ibovespa ainda está operando de forma tímida. Se observarmos, a curva futura de juros está devolvendo prêmios. Vimos evolução da parte fiscal após a aprovação do arcabouço, hoje o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) trouxe nova deflação, contrariando algumas estimativas de alta - o que não se vê desde março", avalia Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.

Como destaca, Spiess, "pesos-pesados" do Ibovespa como ações de grandes bancos e de algumas varejistas impedem alta, apesar da valorização das commodities. Itaú Unibanco (BVMF:ITUB4) PN, por exemplo, recuava 0,96%, sendo a maior queda dentre os grandes bancos. Já do lado do consumo, VIA ON (BVMF:VIIA3) caía 4,90%.

Ainda que a parte fiscal tenha avançado, ainda há algumas incertezas como, por exemplo, se o governo conseguirá zerar o déficit primário em 2024, além de expectativas dos efeitos do Desenrola, programa do governo de renegociação de dívidas.

Hoje, o minério de ferro subiu de 1,97% em Dalian, na China, em meio a crescentes indícios de anúncio de estímulo à economia, e o petróleo avança entre 0,50% e 0,70%. As ações da Vale (BVMF:VALE3) e Petrobras (BVMF:PETR4) operam com sinais divergentes: as da estatal miravam queda e as da mineradora subiam 0,28%, às 11h02.

Ainda nesta quarta, a FGV informou nova deflação do IGP-M, de 0,14% em agosto, em relação à mediana de elevação de 0,02%, e o Ministério do Trabalho divulgou geração de 142.702 vagas no Caged mês passado (mediana em 137.689 postos).

Ao mesmo tempo, a derrota do governo ontem à noite na Câmara fica no radar. Foi aprovado o requerimento de urgência apresentado ao projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de salários para 17 setores da economia até 2027. Fica ainda no radar a reforma ministerial.

Ontem, o Ibovespa subiu 1,10%, aos 118.403,61 pontos. Ainda assim, acumula queda mensal. Às 11h02, o recuo no período era de 3,14%, ante elevação de 3,27% de julho deste ano e dos 6,16% de agosto de 2022. A liquidez ainda tende a seguir enfraquecida. A saída de estrangeiros da B3 (BVMF:B3SA3) prossegue, diante de dúvidas com o rumo dos juros no exterior e questões fiscais internas.

Dados divulgados mais cedo reforçaram a ideia de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) não deve subir os juros, por ora, deixando-os em nível elevado por mais tempo. O relatório de emprego no setor privado do pais da ADP mostrou criação de 177 mil empregos, na comparação com previsão de geração de 200 mil postos em agosto. Já a segunda leitura do PIB dos EUA do segundo trimestre trouxe expansão anualizada de 2,1% (projeção: alta de 2,6%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Claro que não dá para usar esses resultados, principalmente o da ADP como conclusivos. Há algumas discrepâncias entre o indicador de vagas do setor privado informado hoje e o payroll, que será divulgado na sexta", afirma o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria. "Porém, mostram certa desaceleração do emprego, o que é o grande ponto de preocupação do Fed", acrescenta.

Às 11h07, o Ibovespa caía 0,17%, aos 118.197,40 pontos, ante mínima diária dos 118.100,74 pontos, quando cedeu 0,26%, e depois de abrir aos 118.404,16 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações