Ibovespa: Veja quais ações devem aparecer nas prévias do índice segundo o Itaú BBA

Investing.com

Publicado 18.07.2022 14:01

Atualizado 18.07.2022 14:14

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A B3 (BVMF:B3SA3) começará a divulgar em agosto as prévias das reavaliações dos ativos que compõem o Ibovespa, o que deve fazer com que fundos de investimentos, ETF e outros investidores redefinam seus passos para seguir as alterações no índice. Tentando antecipar possíveis ganhos com essa movimentação, o Itaú BBA traçou um modelo para prever quais mudanças podem acontecer. 

Para o Itaú BBA, as ações de Raízen (BVMF:RAIZ4), São Martinho (BVMF:SMTO3) e Arezzo (BVMF:ARZZ3) serão adicionadas ao Ibovespa, enquanto JHSF  (BVMF:JHSF3) e Positivo (BVMF:POSI3) serão removidas. Dessa forma, é esperado uma pressão comercial positiva significativa em Raízen, São Martinho e Arezzo e uma pressão  negativa em JHSF e Positivo. 

Sobre os fundos passivos e ETFs, o Itaú BBA espera que 70% do AUM passivo e 10% do AUM ativo acompanharão as mudanças do Ibovespa. Raízen, São Martinho e Arezzo devem apresentar um pressão compradora de cerca de 3,2, 2,9 e 2,4 dias, respectivamente, levando em conta uma projeção calculada com a quantidade de compras dividida pelo valor médio diário negociado. 

O Itaú BBA não descarta a possibilidade da prévia trazer alguma surpresa, uma vez que muitas ações estão próximas da “zona de inclusão”, o que seria o caso de CBA (BVMF:CBAV3), Auren Energia (BVMF:AURE3) e Movida (BVMF:MOVI3).

Porém o banco se mantém confiante nas suas previsões e também destaca que a quantidade de ativos que compõem o Ibovespa deve cair de 92 para 91, por causa da incorporação das ações da Unidas pela Localiza (BVMF:RENT3) e a migração do Inter para os Estados Unidos.

A primeira prévia do rebalanceamento do Ibovespa deve ser divulgada no dia 1º de agosto, com a segunda prevista para o dia 16 de agosto e a terceira, para o dia 1º de setembro. A nova composição do índice será válida a partir do dia 5 de setembro.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações