Importação de aço no Brasil pisa no freio em novembro

Reuters

Publicado 15.12.2023 10:10

SÃO PAULO (Reuters) - As importações de aço pelo Brasil cumpriram expectativas do setor e mostraram resfriamento em novembro, recuando quase 16% ante outubro e avançando um dígito na comparação com um ano antes, segundo dados do Aço Brasil, entidade que representa usinas instaladas no país.

A internalização de material produzido no exterior caiu 15,9% em novembro ante outubro para 356 mil toneladas, crescendo 9,2% na comparação anual. No acumulado do ano até o final do mês passado, porém, o saldo ainda mostra expansão de quase 50% nas importações de aço pelo Brasil, a 4,5 milhões de toneladas.

Na véspera, o diretor comercial da CSN (BVMF:CSNA3), Luis Fernando Martinez, afirmou que as importações pareciam já ter atingido um pico e que esperava um recuo nos próximos meses. A avaliação seguiu-se a outros comentários de membros da indústria, incluindo a associação de distribuidores de aços planos Inda.

A indústria siderúrgica nacional vem há meses cobrando do governo federal imposição de tarifa de importação de 25% sobre aço, de olho em frear o avanço de produtores asiáticos como a China, que foi responsável em novembro por 71% da liga que chegou ao país, segundo os dados do Aço Brasil.

Apesar da queda nas importações, a produção de aço bruto em novembro teve alta discreta, avançando sobre 3,8% sobre um ano antes e 2,8% ante outubro, para 2,74 milhões de toneladas. No ano, o volume produzido soma 29,35 milhões de toneladas, queda de 7,1%.

A produção em novembro contou com reinício das operações do maior alto-forno da Usiminas (BVMF:USIM5), o de número três da usina de Ipatinga (MG), mas o mês foi marcado por anúncios de suspensão de produção de empresas como a ArcelorMittal, que informou "parada técnicas" em três instalações em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais neste final de ano por demanda fraca e importações elevadas.

As vendas de aço no mercado interno no mês passado caíram 2,1% ante novembro de 2022 e recuaram 1,4% na comparação mensal, para 1,6 milhão de toneladas. No acumulado, o setor vendeu no país 18 milhões de toneladas de aço, queda de 5% sobre o mesmo período do ano passado.

Enquanto isso, as exportações das siderúrgicas do Brasil em novembro caíram cerca de 12% ante outubro, mas avançaram quase 20% ante novembro do ano passado, para 971 mil toneladas.

 

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações