Indicador Buffett emite alerta vermelho: sinal de correção à vista?

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 04.04.2024 15:32

Investing.com – Depois de fechar março nas máximas, os mercados começaram abril com incertezas. Cada vez mais especialistas estão alertando para uma possível correção.

"Com uma crescente preocupação com a expectativa de menores cortes de juros, impulsionada pela força da economia e sem o catalisador dos resultados das empresas, as bolsas estão optando por conter os avanços", afirmam no Bankinter (BME:BKT).

LEIA MAIS - Mercados em alerta: analistas preveem correção inesperada nas ações

Um dos catalisadores do mercado que os especialistas estão acompanhando de perto é o indicador Buffett. Em 2001, Warren Buffett concebeu o que ele chamou na revista Fortune de "provavelmente a melhor medida de onde as avaliações estão em um determinado momento".

O indicador Buffett é uma ferramenta que compara a capitalização de mercado total de todas as ações americanas com o PIB dos Estados Unidos. Este índice oferece uma visão ampla de se o mercado de ações está sobrevalorizado ou subvalorizado em relação à economia em geral. Se o mercado de ações cresce muito mais rápido que a economia, pode ser um sinal de uma bolha.

Este barômetro disparou para um máximo de 2 anos, o que indica que uma queda de mercado pode estar se aproximando, segundo a CNN.

A Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa) de Buffett diz que uma leitura de 100% é justa, se estiver mais próxima de 70%, as ações estão a preço de barganha, e se estiver perto da marca de 200%, os investidores estão "brincando com fogo".

O indicador está atualmente perto de um máximo de 2 anos, quase 190%.

A última vez que o indicador atingiu esse nível foi em 2022, quando chegou a 211% e o S&P 500 caiu 19% durante o ano seguinte.

Olhando para trás na história do indicador Buffett, vemos que o índice só alcançou seu ponto máximo poucas vezes. No entanto, cada pico foi seguido por uma correção significativa do mercado. Por exemplo, o indicador atingiu seu pico justo antes do estouro da bolha das dotcom e da Grande Crise Financeira. Em 2021, o indicador Buffett alcançou um máximo histórico, superando seus picos anteriores. Isso foi seguido por um ano de queda contínua nos preços das ações, reforçando o poder preditivo do indicador, lembra o Nasdaq.com.

Estamos diante de uma bolha?/h2

Os mercados subiram este ano à medida que o entusiasmo dos investidores por ações de Inteligência Artificial (IA) levou fabricantes de chips como a NVIDIA (NASDAQ:NVDA) a máximos históricos.

Wall Street também aposta que haverá três cortes de juros pelo Federal Reserve este ano, e os investidores têm comemorado antecipadamente.

Mas alguns analistas estão soando o alarme. Eles estão preocupados que o fervor pela IA esteja equivocado. Além disso, dois membros do Federal Reserve não previram nenhum corte de juros este ano.

Além disso, o indicador Buffett não está isento de falhas. Ele ignora quanto dinheiro as empresas ganham no exterior e não considera como os juros podem alterar a avaliação de uma empresa. O próprio Buffett admitiu que essa métrica simples tem suas limitações, lembra a CNN.

Como agir agora?/h2

Em um contexto volátil, ter acesso às melhores informações do mercado que podem afetar nosso portfólio de ações é fundamental. Nesse sentido, a ferramenta profissional InvestingPro pode ajudar.

Com o InvestingPro, você terá acesso direto a dados de mercado e fatores pró e contra que podem impactar as ações.

Além disso, o InvestingPro oferece 6 estratégias de investimento baseadas em modelos de inteligência artificial projetadas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de investimento.

A boa notícia é que os planos de 1 e 2 anos do Pro e Pro+ estão com preços promocionais e você consegue um desconto adicional inserindo o cupom INVESTIR . Essa é a sua chance de replicar as estratégias dos bilionários na melhor plataforma de análise fundamentalista disponível hoje para pequenos investidores!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações