Índice acionário de Xangai tem 3ª queda semanal seguida com preocupação sobre listagem de "unicórnios"

Reuters

Publicado 08.06.2018 08:24

Índice acionário de Xangai tem 3ª queda semanal seguida com preocupação sobre listagem de "unicórnios"

XANGAI (Reuters) - Os mercados acionários da China recuaram nesta sexta-feira, com o índice de Xangai registrando a terceira queda semanal consecutiva diante de preocupações de que a listagem das chamadas empresas "unicórnios", com valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares, possa drenar liquidez do mercado e em meio à incerteza sobre as relações comerciais.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,35 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 1,36 por cento.

Na semana, o CSI300 ganhou 0,2 por cento, enquanto o índice de Xangai perdeu 0,3 por cento.

Os setores bancário e imobiliário lideraram as perdas, recuando 1,81 e 2,50 por cento no dia respectivamente.

"As listagens de unicórnios ( terão um impacto negativo nas condições de liquidez do mercado de ações", disse Chen Xiaopeng, analista da Sealand Securities.

Somando-se a essas preocupações também estava a incerteza sobre as relações comerciais antes de uma reunião de líderes globais.

O G7 deve entrar em conflito com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira, quando o pressionarem a suspender as sanções à importações de aço e alumínio que temem que possa levar a uma guerra comercial.

No restante da região, os mercados recuaram da máxima de dois meses e meio nesta sexta-feira, com investidores evitando mercados emergentes devido à incerteza sobre as relações comerciais globais e expectativas de novas elevações do juros nos EUA, além da redução do enorme estímulo monetário na Europa.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 1,42 por cento às 7:46 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,56 por cento, a 22.694 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,76 por cento, a 30.958 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,36 por cento, a 3.067 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,35 por cento, a 3.779 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,77 por cento, a 2.451 pontos.