Inter estima Ibovespa em 125 mil pontos em 2022, abaixo da máxima do ano passado

Investing.com

Publicado 05.01.2022 16:08

Atualizado 06.01.2022 07:35

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - O Inter estima um upside de 19% no Ibovespa ao longo de 2022, podendo alcançar os 125 mil pontos até o fim do ano. Isso porque o banco considera que o índice está bastante descontado, levando como base as estimativas de 15x.

Essa previsão fica abaixo da máxima de fechamento alcançada em 07 de junho de 2021, quando o Ibovespa encerrou o dia com 130.776 pontos. 

Segundo relatório publicado pelo Inter, o Ibovespa caminhou na contramão do mercado internacional em 2021, afetado pelo cenário político conturbado, a alta da inflação e os efeitos da pandemia. Porém, a perspectiva é positiva para 2022, que deve ter as commodities como destaque, em especial os setores do agronegócio e de papel e celulose.

A estimativa é de um PIB próximo dos 0,5% no próximo ano, beneficiado pela agropecuária, e o Inter espera que a inflação desacelere para próximo dos 5%, ainda acima do centro da meta de 3,5%. Isso seria resultado do aperto monetário e da atividade econômica mais fraca.

Sobre o avanço dos juros, o Inter considera que o Banco Central deveria ter cautela na calibragem final do ciclo de altas. Ainda assim, a interpretação é que a autoridade monetária tem respondido com tom mais hawkish e estima que a política monetária seja significativamente restritiva para conter as expectativas de inflação. O risco é uma dosagem alta demais e o país acabar tendo uma recessão mais prolongada ao longo do próximo ano.

h2 Cenário Internacional/h2

O ano de 2022 deve ser marcado pela desaceleração da economia mundial, segundo o Inter, que projeta um avanço de 4,9%. Nos Estados Unidos e Europa, o PIB deve ficar em torno dos 4%, enquanto a China tende a reduzir o seu crescimento de 7,8% para 5,5%.

A tendência também é que a inflação seja persistente por mais um tempo, o que deve reduzir os estímulos monetários, especialmente nos EUA, onde o Federal Reserve deve realizar três altas nos juros ao longo do ano. Assim, o dólar também deve permanecer forte em 2022.

A desaceleração do crescimento, junto com a normalização da economia, tende a reduzir a pressão no lado da demanda por commodities. Por isso, o Inter acredita que os preços devem ficar estáveis, apesar de permanecerem em um patamar elevado.

O Inter destaca que a alta acumulada de 50% do minério de ferro, mesmo após a retração no segundo semestre, tende a favorecer a balança comercial dos países exportadores como o Brasil. Além disso, o petróleo está cotado abaixo de US$70 o barril, devido às notícias da nova variante de coronavírus, e deve se manter volátil por causa da maior mobilidade pós-pandemia, enquanto o aumento da oferta no setor ainda deve ser gradual.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações