Inter vê avanço no consumo de energia como positivo mas crise hídrica empaca setor

Investing.com

Publicado 18.08.2021 14:16

Atualizado 18.08.2021 14:53

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - O Banco Inter Unit (SA:BIDI11) considera que a recuperação do consumo de energia pós-pandemia está satisfatória. Levando em consideração a demanda, o banco espera que o quadro deva permanecer positivo até o fim do ano, apesar de que os níveis baixos dos reservatórios estejam pressionando de forma negativa o lado da oferta.

Em relatório, o Inter destaca dados apresentados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que apresentam um crescimento de 12,5% no consumo de energia em junho deste ano em comparação com o mesmo mês de 2020, quando o impacto das restrições causadas pela pandemia foi maior. Esse avanço foi motivado principalmente pela alta no consumo de ambiente livre (24,2% a/a) e da indústria (19,4% a/a).

A expectativa, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), é que em julho haja uma evolução próxima aos 2% na comparação anual. Já para agosto, a estimativa é de 3,2%, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Ainda assim, a baixa nos níveis dos reservatórios em um momento em que o consumo está crescendo faz com que o custo se torne mais elevado, em especial para o consumidor cativo que assume a conta integralmente pela correção do Reajuste Tarifário Anual e o sistema de bandeiras, que atualmente está em Vermelha Patamar 2, ou seja, o patamar mais caro. 

Os reservatórios do sudeste e centro-oeste, o maior subsistema do país, encerraram julho com 24% de capacidade, cerca de 13 p.p. abaixo da média de 5 anos. O Custo Marginal de Operação (CMO) atingiu cifras próximas a 3 mil KWh, quase dobrando nas últimas três semanas, influenciado pelo maior nível de utilização das térmicas, devido ao efeito substituição de matriz energética.

Por outro lado, o Banco Inter destaca a boa performance da fonte eólica. Os dados oficiais da EPE mostram que no mês de junho a geração eólica correspondeu a cerca de 12,4% do total produzido, elevação de quase 1 p.p. na comparação anual. Já a ONS informou que no mês de julho houve níveis recordes de geração eólica, com valores próximos a 11 GWm produzidos.

Recomendações/h2

Diante desse cenário, o Inter recomenda compra para as ações da Alupar (SA:ALUP11), EDP Brasil (SA:ENBR3), Ômega Geração (SA:OMGE3), Sanepar (SA:SAPR11) e Sabesp (SA:SBSP3). Já para a Aes Brasil (SA:AESB3), Copasa (SA:CSMG3), Engie Brasil (SA:EGIE3), Equatorial Energia (SA:EQTL3), Taesa (SA:TAEE11) e Isa Cteep (SA:TRPL4), a indicação é neutra.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações