Investidores vendem ações europeias com aumento de risco político

Reuters  |  Autor 

Publicado 10.12.2018 15:47

Investidores vendem ações europeias com aumento de risco político

Por Helen Reid e Julien Ponthus

LONDRES (Reuters) - Os investidores se desfizeram de ações europeias nesta segunda-feira, com a explosão de risco político pelo adiamento de um voto crucial sobre o Brexit e protestos na França durante o final de semana trazendo preocupações adicionais, além do crescimento global e das tensões comerciais EUA-China.

Os mercados aceleraram as perdas no fim da sessão, quando os índices de Wall Street abriram em queda e o S&P atingiu o menor nivel desde abril.

O índice pan-europeu STOXX 600 terminou a sessão em queda de 1,8 por cento, renovando a mínima de dois anos.

O FTSE 100 do Reino Unido caiu 0,8 por cento, com a libra recuando 1,5 por cento e fornecendo um impulso contábil para ações blue chip de empresas com receita em moedas estrangeiras.

O FTSE 250, mais exposto a riscos domésticos, sofreu mais que o dobro das perdas e fechou com declínio de 2 por cento.

Todas as bolsas europeias foram atingidas, com o DAX alemão e o francês CAC 40 em baixa de 1,5 por cento.

"França, Brexit, Itália e mesmo a Alemanha, que em breve terá nova liderança, não há visibilidade política na Europa", escreveu Christopher Potts, estrategista da Kepler (SA:KEPL3) Cheuvreux, em relatório sobre o adiamento da votação do acordo do Brexit.

"Para investidores internacionais, as ações europeias se tornaram virtualmente 'ininvestíveis', a menos e até que se tornem extremamente baratas", acrescentou.

Contribuindo para o cenário, as ações de petróleo caíram 2,4 por cento, apagando os ganhos de 2018. Petróleo era o último setor segurando os ganhos na Europa, e todos os índices setoriais do STOXX 600 agora estão no vermelho.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 1,73 por cento, a 1.338 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,83 por cento, a 6.721 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,54 por cento, a 10.622 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,47 por cento, a 4.742 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,77 por cento, a 18.410 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,76 por cento, a 8.660 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,94 por cento, a 4.791 pontos.

(Reportagem adicional de Josephine Mason e Danilo Masoni)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações