Investigação contábil se junta a excesso de safra e margens menores para indicar 2024 difícil à ADM

Reuters

Publicado 23.01.2024 18:22

Por Karl Plume

CHICAGO (Reuters) - Uma investigação sobre as práticas contábeis do segmento de nutrição da Archer-Daniels-Midland,, não poderia vir em pior hora para a empresa, à medida que a queda nos preços das safras parece destinada a corroer os lucros de seus principais negócios de comércio e processamento de grãos este ano.

Antes que as notícias sobre os problemas contábeis fossem divulgadas e levassem as ações da ADM a caírem 24% na segunda-feira, a maior baixa desde 1929, de acordo com o Center for Research in Security Prices, a empresa vinha prevendo que a unidade de nutrição, que vem se expandindo durante a maior parte da última década, voltaria a apresentar crescimento de lucros em 2024.

A recuperação no segmento de negócios que gerou cerca de 11% do lucro da ADM em 2022 teria ajudado a amortecer os impactos de margens estreitas na trituração de soja e etanol, assim como de preços mais baixos das safras, à medida que os estoques globais de milho e soja aumentam, afirmaram analistas.

"Agora é incerto se os lucros operacionais do segmento de nutrição voltarão a crescer (ano a ano) em 2024", disse Arun Sundaram, analista sênior de ações da CFRA Research.

"Esperamos que a investigação e a perspectiva incerta lancem uma sombra sobre as ações da ADM, já que o segmento de nutrição já foi o de crescimento mais rápido e mais lucrativo", afirmou ele.

A CFRA cortou seu preço-alvo em 12 meses para o papel da ADM de 76 dólares para 61 dólares, uma das várias análises que rebaixaram o preço-alvo das ações da ADM na segunda-feira.

A ADM e suas rivais de processamento e comercialização de safras lucraram com margens de trituração de soja historicamente amplas nos últimos dois anos, devido à forte demanda por óleo vegetal para a fabricação de biocombustível e à redução nas ofertas de produtos de soja devido à seca na Argentina. Essas margens agora estão diminuindo devido à expansão da capacidade de processamento dos Estados Unidos e à projeção de uma recuperação da safra na Argentina.

Enquanto isso, as margens para a produção de biocombustível de etanol, um dos pilares do portfólio da ADM, diminuíram, e um excedente global de grãos reduziu as exportações de safras dos EUA, onde se concentra a maior parte das operações da ADM.

Rivais como a Bunge (NYSE:BG) têm uma base de exportação maior na Argentina e no Brasil.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações