Iochpe-Maxion, Embraer e IPT investem em projeto com foco em mobilidade urbana

Estadão Conteúdo

Publicado 17.08.2022 16:01

Atualizado 17.08.2022 20:25

Iochpe-Maxion, Embraer e IPT investem em projeto com foco em mobilidade urbana

A Iochpe-Maxion (BVMF:MYPK3), a Embraer (BVMF:EMBR3) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estão trabalhando em um projeto que tem como foco o desenvolvimento de estudos em processos para o uso de fibra de carbono na aplicação em iniciativas de mobilidade urbana. Com início em agosto e duração de 24 meses, a parceria contará com um investimento total de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Além do grupo, o projeto terá a participação da startup Subiter, especializada em inspeções não destrutivas de compósitos por infravermelho.

"Embora as aplicações de compósitos à base de fibra de carbono sejam abrangentes e potencialmente úteis a muitas outras indústrias, hoje estão concentradas no desenvolvimento e construção de estruturas aeronáuticas, artigos de defesa e peças automobilísticas, que sedimentam o conhecimento para que futuramente possam beneficiar outros segmentos como petróleo e gás, naval, saúde, lazer, infraestrutura, geração e transporte de energia elétrica e eólica", afirma a engenheira de materiais compósitos do desenvolvimento tecnológico da Embraer, Tanila Faria.

O projeto será coordenado pelo IPT. A Embraer contribuirá com sua expertise em compósitos e design de produtos e a Maxion Structural Components (MSC), divisão da Iochpe-Maxion, com o desenvolvimento de processos produtivos de alta cadência para o setor de mobilidade.

"Com esse projeto, vamos unir o profundo conhecimento da Embraer no uso de fibra de carbono com a nossa capacidade de produção rápida, desenvolvida em outros projetos com o IPT", afirma o diretor global de inovação da MSC, Marco Tulio Ricci.

A parceria contará ainda com o fomento de pesquisa e desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações