ION reestabelece acesso a clientes após ataque de ransomware, diz fonte

Reuters

Publicado 07.02.2023 16:09

Atualizado 07.02.2023 16:23

Por Harry Robertson

LONDRES (Reuters) - A ION, empresa de serviços de negociação financeira atingido por um ataque de ransomware na semana passada, começou a reestabelecer o acesso à plataforma de derivativos da companhia, disse uma fonte à Reuters nesta terça-feira.

O grupo de hackers Lockbit assumiu a responsabilidade por um ataque a uma seção da ION na semana passada, que interrompeu o acesso de clientes que incluem alguns dos maiores bancos, corretoras e fundos de hedge do mundo.

O Lockbit disse na semana passada que um resgate foi pago. O grupo não disse quanto recebeu ou ofereceu provas sobre o pagamento. A ION se recusou a comentar a declaração do grupo de hackers.

A Associação da Indústria de Futuros (FIA) disse nesta terça-feira que as empresas afetadas estão trabalhando em estreita colaboração com a ION para se reconectarem às plataformas afetadas.

A ION, uma empresa não listada com sede em Dublin, oferece dados e serviços para clientes do setor financeiro, que usam sua tecnologia para facilitar a negociação e liquidação de derivativos negociados em bolsa. O ataque da semana passada interrompeu esses processos.

Um participante do mercado com conhecimento da situação disse que milhares de empresas podem ter sido afetadas.

A FIA disse que a situação estava melhorando depois que algumas bolsas e câmaras de compensação ofereceram extensões para permitir que as empresas afetadas cumprissem prazos.

MÉTODOS TRADICIONAIS

O ataque à ION teve impacto nos participantes do mercado. Fontes com conhecimento da situação disseram que os corretores tiveram que recorrer a métodos desatualizados de registro de negócios, incluindo inseri-los manualmente em planilhas durante a interrupção da ION.