IPC da China chega a 2,7% anualizado em junho

EFE

Publicado 08.07.2013 23:58

Pequim, 9 jul (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o principal indicador da inflação, registrou uma alta de 2,7% anualizado no mês de junho, um número acima do registrado em maio (2,1%) e do previsto pelos analistas, informou nesta terça-feira o Escritório Nacional de Estatísticas da China.

Segundo dados do organismo oficial, a alta se deve principalmente ao aumento dos preços da carne de porco em relação ao mesmo período do último ano.

Já o Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a inflação nos preços por atacado, voltou a cair no mês de junho - 2,7% anualizado -, após registrar uma baixa de 2,9% em maio. Esse é o 16º mês de queda deste índice.

Desta forma, o número da inflação em junho se situa acima do previsto pelos analistas, que situavam uma alta ao redor de 2,5%, após a queda da inflação em maio que, junto a outros indicadores, como o comércio exterior, evidenciou a fraqueza da economia do país asiático.

Apesar disso, a inflação segue abaixo do umbral imposto pelo governo chinês para este ano, de 3,5%.

O aumento da inflação também responde ao forte aumento da oferta monetária e do crédito impulsionado durante o primeiro trimestre, o qual o Executivo chinês tenta controlar agora.

Junto ao dado da inflação, o Escritório Nacional de Estatísticas da China anunciará amanhã o índice do comércio exterior do mês de junho, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deverá vir à tona somente na próxima segunda-feira.

O PIB será divulgado junto a outros indicadores com relação à produção industrial, às vendas ao pormenor e ao investimento em ativos fixos, todos do mesmo mês de junho e que refletirão a tendência da economia da segunda potência mundial, já debilitada.

No primeiro trimestre de 2013, o crescimento da economia chinesa caiu e se situou em 7,7% anualizado, sendo que os analistas esperavam no mínimo 8%, depois que o país crescesse 7,9% nos últimos três meses de 2012 e vários indicadores macroeconômicos no começo do ano mostrassem um aumento da atividade manufatureira, assim como o de comércio exterior. EFE

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações