Itália escolhe Delta e Air France-KLM para privatizar ITA Airways

Estadão Conteúdo

Publicado 31.08.2022 12:45

Atualizado 31.08.2022 16:10

Itália escolhe Delta e Air France-KLM para privatizar ITA Airways

O governo italiano informou nesta quarta-feira, 31, que manterá negociações exclusivas com a Delta Air Lines (BVMF:DEAI34)(NYSE:DAL) e a Air France KLM (EPA:AIRF) para privatizar a ITA Airways. Enquanto isto, o primeiro-ministro Mario Draghi pressiona por um acordo antes do final de seu mandato nas eleições de setembro.

O Ministério das Finanças da Itália relatou que uma oferta do consórcio, que também inclui a empresa de investimentos Certares Management, surgiu como a mais adequada.

"Ao final das negociações exclusivas, acordos vinculantes serão assinados apenas se o resultado for totalmente satisfatório para os acionistas públicos", disse o ministério em comunicado.

O consórcio superou uma oferta rival da MSC Mediterranean Shipping e da alemã Deutsche Lufthansa. Um porta-voz da Lufthansa disse que a companhia tomou nota da decisão do governo italiano.

"Nossa oferta conjunta com a MSC foi a melhor solução para a ITA, do nosso ponto de vista. Aparentemente, agora está sendo escolhido um caminho que permite maior influência do Estado e não prevê uma privatização completa da ITA", disse o porta-voz.

A MSC não respondeu a um pedido de comentário.

A ITA Airways iniciou suas operações em outubro do ano passado com menos da metade da frota da Alitalia, por se concentrar em rotas rentáveis.

A Alitalia vinha dando prejuízo desde 2008. Em 2017, a companhia aérea perdeu o acesso aos mercados de crédito e o governo italiano interveio com empréstimos no valor de centenas de milhões de euros, colocando a Alitalia em um processo especial sob a lei italiana de falências.

Há meses, o governo Draghi procura um parceiro ou comprador para a ITA Airways em um esforço para reduzir a influência do Estado. Draghi disse durante uma entrevista coletiva no início deste mês que não "deixaria a questão da ITA Airways com um novo governo", insistindo que encontraria um vencedor "em pouco tempo".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações