Itaú BBA vê expansão das fusões após eleição de outubro

Reuters

Publicado 07.08.2014 19:48

Itaú BBA vê expansão das fusões após eleição de outubro

Por Guillermo Parra-Bernal

SÃO PAULO (Reuters) - Fusões e aquisições no Brasil podem ganhar força após a eleição presidencial de outubro, fazendo compradores darem menos atenção ao risco político e se concentar no potencial de longo prazo do país, disse um executivo do Itaú BBA.

     A lista de operações de fusões sob coordenação do Itaú BBA é recorde, após ter crescido de 15 a 20 por cento em relação ao ano passado, disse Fernando Meira, diretor de fusões do banco. A diversificação geográfica e setorial está crescendo, à medida que o Itaú se expande para fora do Brasil, acrescentou.

     Na esteira de quatro anos de crescimento econômico abaixo da média e de lucros em declínio, os preços dos ativos têm caído, atraindo a atenção de compradores. No entanto, alguns investidores seguem cautelosos antes da eleição, dificultando a convergência entre ofertas de compra e de venda.

     "A desaceleração que estamos testemunhando era esperada e é natural. Uma vez que a eleição acabou, devemos ver a atividade retomando", disse Meira.

     No ano até quarta-feira, o Itaú BBA liderou o rankings de fusões, ao assessorar 44 ofertas, quase o dobro do segundo classificado, o BTG Pactual, segundo dados da Thomson Reuters. O BBA ficou em segundo em remuneração, logo atrás BTG Pactual, com cerca de 50 milhões de dólares em receitas, segundo dados da Thomson Reuters/Freeman Consulting.

     Meira disse que os compradores estratégicos estão gradualmente pondo a cautela de lado e buscando maior exposição ao Brasil, alguns em busca de ativos específicos e outros para acessar o mercado consumidor do país ou infraestrutura. Empresas de aquisições também estão à espreita, de olho em alvos em setores como serviços financeiros e tecnologia, enquanto também procuram oportunidades para sair de alguns investimentos.

     Atingir as fontes de receitas em mercados fora do Brasil pode ajudar a compensar o efeito de uma economia doméstica em desaceleração. As economias e os mercados de capitais de países como Chile, Colômbia e Peru estão se expandindo mais rápido.

     O BBA foi um dos assessores da Liberty na compra de 20 por cento de participação que não possuía na empresa chilena de telecomunicações e provedora de televisão a cabo VTR GlobalCom, num negócio avaliado em cerca de 440 milhões dólares.

((Tradução Redação São Paulo; + 55 11 5644-7712))

REUTERS AAP LB

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações