Japão seleciona JRE, Ibedrola e Tohoku Electric para parque eólico offshore

Reuters

Publicado 22.03.2024 09:29

Por Yuka Obayashi e Katya Golubkova

TÓQUIO (Reuters) - O governo japonês selecionou nesta sexta-feira um consórcio composto pela Japan Renewable Energy, Iberdrola (BME:IBE) Renewables e Tohoku Electric Power como operador para um bloco de energia eólica offshore licitado em uma segunda rodada de leilões.

O parque eólico de 375 megawatts (MW) está localizado na costa de Happo-Noshiro, na província de Akita, no norte do Japão, e faz parte dos esforços do Japão para aumentar seu mercado eólico offshore para 10 gigawatts (GW) até 2030 e até 45 GW até 2040.

A Vestas, fabricante dinamarquesa de turbinas eólicas, fornecerá máquinas para o projeto Happo-Noshiro, que deverá ser lançado em junho de 2029, segundo o comunicado do governo.

A segunda grande rodada de leilões públicos tem como objetivo construir um total de 1,8 GW de capacidade em quatro blocos.

A Iberdrola é a segunda empresa estrangeira a ganhar um parque eólico offshore no Japão em leilão.

Em dezembro, o governo japonês anunciou que a empresa alemã de energia renovável RWE havia conquistado um bloco, também em parceria com participantes locais, e tornou públicos os vencedores de três outros parques eólicos. Cada um dos três consórcios vencedores era composto por uma trading e uma concessionária de eletricidade ou gás.