JetBlue e Spirit Airlines desistem de acordo para fusão

Estadão Conteúdo

Publicado 04.03.2024 11:23

Atualizado 04.03.2024 14:40

JetBlue e Spirit Airlines desistem de acordo para fusão

A JetBlue Airways e Spirit Airlines rescindiram um acordo para fusão, semanas após um juiz decidir que o negócio de US$ 3,8 bilhões reduziria a concorrência e prejudicaria os passageiros preocupados com os custos.

As companhias aéreas recorreram da decisão, proferida em janeiro, mas alguns analistas disseram que anulá-la, provavelmente, seria um tiro no escuro. A JetBlue e a Spirit afirmaram, na segunda-feira, que chegaram à decisão, dada a probabilidade de não conseguirem superar os obstáculos legais e regulatórios.

A CEO da JetBlue, Joanna Geraghty, disse aos funcionários, na segunda-feira, que a decisão do tribunal federal e a oposição contínua do Departamento de Justiça tornaram extremamente baixa a probabilidade de um acordo em breve. O CEO da Spirit, Ted Christie, também afirmou que as companhias aéreas concluíram que os obstáculos regulatórios, provavelmente, seriam intransponíveis.

A JetBlue concordou em pagar à Spirit US$ 69 milhões em dinheiro, em 5 de março, de acordo com um documento enviado ao regulador do mercado de valores mobiliários, para cobrir custos como honorários advocatícios e pagamentos antecipados que ainda devia a investidores da Spirit nos termos do acordo.

A decisão de encerrar a fusão coloca um fim a uma saga de quase dois anos. A JetBlue batalhou para conquistar a Spirit, a companhia aérea de descontos, de um pretendente rival. Quando a Spirit resistiu, mantendo o seu plano de fusão com a Frontier Airlines, a JetBlue lançou uma guerra de ofertas hostis, que elevou o preço do negócio, mas acabou conseguindo conquistar os investidores da Spirit em julho de 2022.

O Departamento de Justiça entrou com uma ação para bloquear o acordo no ano passado e, após um julgamento, o juiz distrital William Young endossou, em janeiro, a posição das autoridades antitruste, os quais disseram que o acordo eliminaria uma opção de baixo custo para os passageiros que passaram a contar com as tarifas baratas da Spirit.

Embora as companhias aéreas tenham buscado contestar a decisão, a JetBlue também alertou a Spirit que não acreditava que as condições para fechar a fusão pudessem ser cumpridas até o prazo final de julho das companhias aéreas.

Geraghty disse que valeu a pena tentar conseguir a Spirit - um plano liderado por seu antecessor, Robin Hayes. "Foi um plano ousado e corajoso destinado a abalar o status quo da indústria", afirmou.

As duas operadoras aéreas têm perdido dinheiro há anos e enfrentam uma concorrência mais acirrada nas rotas domésticas de lazer, juntamente com custos crescentes de combustível e mão de obra. Fonte: Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações