J&F compra controle da Alpargatas por R$2,67 bi

Reuters

Publicado 23.11.2015 11:10

Atualizado 23.11.2015 11:20

J&F compra controle da Alpargatas por R$2,67 bi

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo de investimentos J&F anunciou nesta segunda-feira a compra do controle da fabricante de calçados e vestuário Alpargatas (SA:ALPA4), dona da marca de sandálias Havaianas, por 2,67 bilhões de reais, em uma operação na que a atual controladora Camargo Corrêa venderá sua participação.

O valor representa preço por ação de 12,85 reais da Alpargatas, ordinária ou preferencial, detida pela Camargo Corrêa. Isso representa um prêmio de cerca de 32 por cento sobre a cotação de fechamento do papel preferencial da Alpargatas no último pregão na bolsa paulista e de 28,6 por cento sobre a ação ordinária.

O preço será pago à vista, na conclusão da operação, segundo comunicado ao mercado divulgado mais cedo.

A J&F, que controla a maior processadora de carnes do mundo, JBS, está comprando 161.846.378 ações ordinárias e 45.729.086 preferenciais da Alpargatas, representando 66,99 por cento e 19,98 por cento dessas classes de papéis, respectivamente. O negócio envolve 44,12 por cento do capital total da empresa de moda.

A operação está condicionada ao lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição de ações (OPA) da Alpargatas pela J&F, que disse não ter intenção no momento de cancelar o registro de companhia aberta da empresa de moda no prazo de um ano.

Às 11h00, as ações com direito a voto da Alpargatas subiam perto de 4 por cento na Bovespa, a 10,36 reais, com o preço se alinhando ao valor estimado a ser pago aos acionistas minoritários na OPA.

Já as ações preferenciais da companhia, que não serão alvo de OPA, recuavam quase 6 por cento, cotadas a 9,16 reais. Essa classe de papéis acumulou valorização de quase 45 por cento desde que a Camargo Corrêa anunciou, no começo de outubro, que analisava alternativas para seu investimento na Alpargatas.

Para a Camargo Corrêa, a transação ocorre no momento em que o grupo sofre as consequências das investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apura escândalo bilionário de corrupção envolvendo a Petrobras (SA:PETR4).

Em agosto, a construtora Camargo Corrêa, uma das empresas do grupo, assinou acordo de leniência com o Ministério Público Federal em que reconhece crimes como cartel, fraude à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro, se comprometendo a devolver 700 milhões de reais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

DIVERSIFICAÇÃO PARA J&F

Com a compra, o grupo J&F amplia sua atuação para o mercado de moda e vestuário, comprando a maior empresa de calçados da América Latina.

Além do frigorífico JBS e da Alpargatas, a J&F controla a fabricante de celulose Eldorado Brasil e o Banco Original, entre outras empresas.

A Alpargatas, cujas origens remontam aos anos de 1900, teve lucro de 224,5 milhões de reais de janeiro a setembro, crescimento de 15 por cento sobre o mesmo período de 2014.

A troca no controle da empresa acontece algumas semanas após a Alpargatas vender as marcas de calçados esportivos Rainha e Topper no Brasil a um grupo de investidores liderados pelo empresário Carlos Wizard por 48,7 milhões de reais, em uma operação que não incluiu ativos industriais.

(Por Alberto Alerigi Jr. e Priscila Jordão; Reportagem adicional de Paula Arend Laier)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações