J&F rejeita proposta para antecipar R$7,5 bi de leniência para combate a coronavírus, diz MPF

Reuters

Publicado 24.03.2020 20:44

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A J&F rejeitou uma proposta feita pela força-tarefa de procuradores da República que atuam na Operação Greenfield para que a holding empresarial antecipasse cerca de 7,5 bilhões de reais de acordo de leniência para uso pelo Ministério da Saúde ou órgãos vinculados ao combate à pandemia de Covid-19, afirmou o Ministério Público Federal em Brasília nesta terça-feira.

A força-tarefa havia apresentado essa proposta na sexta-feira à Justiça Federal do Distrito Federal, no âmbito do acordo de leniência firmado entre o órgão e a J&F, que controla a processadora de carne JBS (SA:JBSS3), dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Os procuradores queriam que o grupo empresarial antecipasse o pagamento total do valor da leniência, atualmente em 11,4 bilhões de reais, ainda no primeiro semestre deste ano, dividindo a soma entre o combate ao coronavírus e os 3,8 bilhões restantes seriam destinados a reparar danos causados aos fundos de pensão Petros e Funcef. Neste caso, os recursos seriam usados exclusivamente para amortizar contribuições extraordinárias impostas a aposentados das duas entidades.

O MPF avaliou que, sobre essa última medida, idosos são os mais afetados pela pandemia, tornando ainda mais insuportável o desconto nos contracheques.

Contudo, segundo o MPF, representantes do grupo empresarial recusaram a proposta de antecipação alegando questões financeiras.

"Todos os esforços das empresas do grupo J&F, de Joesley e Wesley Batista, estão direcionados para o combate ao coronavírus e à manutenção dos empregos gerados pela holding. O grupo atua em atividades essenciais, de produção de alimentos e de produtos de higiene e limpeza para as famílias brasileiras", afirmou a companhia em comunicado.

A nota diz ainda que o grupo emprega no Brasil mais de 130 mil pessoas diretamente e outras 500 mil indiretamente. "Na maior crise de saúde pública e, possivelmente, o maior desafio econômico e financeiro mundial dos últimos tempos todas as decisões precisam de racionalidade e principalmente responsabilidade tanto da empresa quanto da Força-Tarefa Greenfield."

O acordo de leniência entre o MPF e representantes da J&F foi fechado em maio de 2017 e na ocasião previa o pagamento de multa recorde de 10,3 bilhões de reais (atualmente em 11,4 bilhões de reais devido à atualização monetária) por atos praticados por empresas controladas pela holding. Na ocasião, a multa foi considerada como a maior já fixada para um tipo de acordo como esse no país e no mundo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações