JPMorgan alerta para turbulência no mercado com “maior ano eleitoral da história”

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 15.01.2024 12:33

O JPMorgan (NYSE:JPM) publicou uma nota na semana passada, alertando que 2024 será o maior ano eleitoral global da história, com votações em alguns dos países mais populosos, que podem ter implicações significativas para a economia e o mercado de ações.

O banco destacou especialmente quatro tendências negativas (polarização, populismo, deterioração democrática e fragmentação geoeconômica) que devem persistir.

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

"Muitas eleições devem ser disputadas, com alguns países percebendo que os populistas não entregam o que prometem e outros ainda sob sua influência, mas, no geral, acreditamos que esses quatro cavaleiros não vão desaparecer e, portanto, pensamos que a onda de eleições de 2024 acabará sendo prejudicial para o crescimento global, afetando negativamente as ações de crescimento em relação às de valor", escreveram os analistas.

Eles também alertaram que não se deve contar com um retorno aos "rendimentos reais nulos ou negativos, diante da elevação constante dos déficits e da dívida."

Das eleições previstas para este ano, o JPMorgan (NYSE:JPM) considera, sem surpresa, que a corrida presidencial americana é a mais relevante, com o presidente Joe Biden provavelmente enfrentando novamente o ex-presidente Donald Trump.

"Vemos as eleições americanas como mais importantes e dignas de mais atenção do que qualquer outra, já que uma vitória de Trump poderia ter implicações macroeconômicas mais amplas, inclusive por meio de uma série de decretos que desfariam ou reverteriam muitas das políticas de Biden", indica a nota.

Muitos analistas preveem que, em caso de vitória, Trump poderia impor uma tarifa alfandegária universal de 10%, o que poderia provocar guerras comerciais em todos os setores e fazer o dólar subir de 4 a 6% no mercado forex, segundo o banco.

Os analistas também antecipam que a incerteza em torno das eleições nos Estados Unidos e em outros países levará a um aumento no índice VIX, com os estrategistas do JPMorgan observando que a volatilidade do S&P 500 em anos eleitorais é 2 pontos maior do que nos anos sem eleições.

"Portanto, os investidores que buscam se posicionar diante da incerteza eleitoral e do ressurgimento do populismo devem se preparar para prêmios de risco mais altos e maior volatilidade do mercado", adverte o banco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações