JPMorgan tem lucro anual recorde, mas queda no 4º tri

Reuters

Publicado 12.01.2024 10:01

(Reuters) - O JPMorgan (NYSE:JPM) Chase divulgou nesta sexta-feira seu melhor lucro anual de todos os tempos e previu receita de juros maior do que a esperada para 2024, apesar da queda no resultado do quarto trimestre devido a encargo de 3 bilhões de dólares para um fundo de seguro de depósitos do governo.

O maior banco dos Estados Unidos se beneficiou da aquisição do falido First Republic Bank em maio, que trouxe bilhões de dólares em empréstimos e reforçou sua receita líquida de juros (NII) - a diferença entre o que os bancos fazem em empréstimos e pagam em depósitos.

O banco disse que espera uma NII de 90 bilhões de dólares para o ano inteiro. Esse valor é superior às estimativas de 86,2 bilhões de dólares de analistas, de acordo com dados da LSEG. No trimestre, a NII aumentou 19%, atingindo um recorde de 24,2 bilhões de dólares.

O presidente-executivo do JPMorgan, Jamie Dimon, disse que a economia dos EUA continuou a ser resiliente e que os mercados esperam uma aterrissagem suave. Mas ele se mostrou cauteloso sobre as perspectivas de inflação e taxas de juros.

"Há também uma necessidade contínua de aumentar os gastos devido à economia verde, à reestruturação das cadeias de suprimentos globais, ao aumento dos gastos militares e ao aumento dos custos de saúde. Isso pode levar a inflação a ser mais rígida e os juros serem mais altos do que os mercados esperam", disse Dimon.

O lucro do quarto trimestre foi de 9,31 bilhões de dólares, ou 3,04 dólares por ação, para os três meses encerrados em 31 de dezembro, informou o banco nesta sexta-feira. Isso se compara a 11,01 bilhões, ou 3,57 dólares por ação, um ano antes. O lucro anual atingiu recorde de 49,6 bilhões de dólares.

O banco teve um salto de 12% na receita, para 38,57 bilhões de dólares.

O JPMorgan e vários bancos importantes dos EUA são obrigados a pagarem a maior parte dos 16 bilhões de dólares de reposição do fundo de seguro de depósitos da  Federal Deposit Insurance Corporation, que foi drenado após a falência do Silicon Valley Bank e do Signature Bank no ano passado.

(Por Niket Nishant)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações