Juiz reduz para US$611 mi indenização de US$1,56 bi contra Bayer relacionada ao herbicida Roundup

Reuters

Publicado 05.04.2024 20:08

Por Nate Raymond e Jonathan Stempel

(Reuters) - Um juiz do Missouri, nos Estados Unidos, reduziu drasticamente uma indenização por danos contra a Bayer (ETR:BAYGN) de 1,56 bilhão de dólares para 611 milhões de dólares a serem pagos a três pessoas que alegaram que o herbicida Roundup as causou câncer.

A Bayer anunciou nesta sexta-feira que está recorrendo da decisão.

A unidade da empresa alemã, Monsanto, foi considerada responsável em novembro por um júri do condado de Cole, no Missouri, em relação a Valorie Gunther, de Nova York, Jimmy Draeger, de Missouri, e Daniel Anderson, da Califórnia, que atribuíram seu linfoma não-Hodgkin à exposição ao Roundup.

Os jurados consideraram a Monsanto responsável por negligência, defeitos no projeto e falha em alertar sobre os riscos do Roundup. Eles determinaram 61,1 milhões de dólares em indenizações compensatórias e 1,5 bilhão de dólares por danos, sendo estes últimos divididos igualmente entre os autores do processo.

Em determinações emitidas em 15 de março, o juiz Daniel Green manteve a indenização de 61,1 milhões de dólares, mas reduziu o valor da punição por danos em nove vezes, a 549,9 milhões de dólares.

A Suprema Corte dos EUA afirmou que a punição por danos geralmente não deve ser mais do que nove vezes superior aos danos compensatórios.

A Bayer tentou anular o veredito, assim como reduzir os danos, e apresentou um recurso em 22 de março.

A empresa afirma que décadas de estudos demonstraram que o Roundup e o seu ingrediente ativo glifosato são seguros.

"A empresa acredita que, embora o tribunal tenha reduzido a indenização inconstitucionalmente excessiva por danos, o tribunal não aplicou corretamente a lei sobre danos", disse a Bayer nesta sexta-feira.

"Também discordamos da decisão sobre o veredito de responsabilidade, pois está em desacordo com o extenso peso das evidências científicas."

Bart Rankin, advogado dos autores, disse em comunicado que as indenizações são "inquestionavelmente constitucionais" e "alinhadas com as evidências do desrespeito intencional, malicioso e negligente da Monsanto pela segurança dos consumidores e os danos sofridos por esses autores".

O Roundup está entre os herbicidas mais utilizados nos EUA, embora a Bayer tenha eliminado gradualmente as vendas do produto para uso doméstico no ano passado.

(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York e Nate Raymond em Boston)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações