Juros: cautela no exterior e fiscal limitam movimento de correção após altas

Estadão Conteúdo

Publicado 06.07.2022 06:49

Atualizado 06.07.2022 10:10

Juros: cautela no exterior e fiscal limitam movimento de correção após altas

O mercado de juros começou o dia sem direção definida, dividido entre testar uma correção da alta das taxas das duas últimas sessões e alguma cautela no exterior, sobretudo nas moedas, ainda com as questões fiscais domésticas no radar. Lá fora, o petróleo apresenta leve alta nesta quarta-feira, 6, após o tombo de ontem, os retornos dos Treasuries estão em queda e o índice DXY sobe com máximas em 20, e specialmente pela fraqueza da libra, por sua vez, afetada pela crise política no Reino Unido.

Às 9h16, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 estava em 12,83%, de 12,81% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2024, taxa de 13,545%, de 13,516% na terça-feira.

Os economistas da Renascença Marcos Pessoa e César Garritano preveem oscilação limitada da curva na primeira parte da manhã, com possível viés de abertura de taxas, diante do movimento de perdas da maioria das moedas de risco e de leve alta dos yields das Treasuries. Lembram, porém, que os indicadores da economia dos EUA e a ata do Fomc deverão ser os drivers do dia. "Ressalta-se que nas últimas sessões tem ocorrido aumento dos riscos de recessão global, perspectiva que tem retirado considerável prêmio da curva de juros norte-americana", avaliam.

A ata da reunião do Federal Reserve será conhecida às 15h e poderá fornecer ao mercado pistas sobre o os próximos passos da autoridade monetária, que tem o desafio de controlar a inflação e, ao mesmo tempo, minimizar o risco de recessão na economia americana. Antes porém, logo mais às 10h45, sai o índice dos gerentes de compras (PMI, em inglês) de Serviços nos Estados Unidos.

No Brasil, a agenda de indicadores é esvaziada e resta saber como o mercado vai receber o adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios, também chamada de Kamikaze, em comissão especial da Câmara. A votação foi adiada na madrugada desta quarta, após um pedido de vistas. Dessa forma, o texto só poderá ser votado na comissão a partir desta quinta-feira (7), dado que, quando há pedido de vistas, é preciso contar duas reuniões para que uma PEC volte para deliberação do colegiado, de acordo com o Regimento Interno da Câmara.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações