Juros: os bancos centrais seguirão o roteiro?

Investing.com  |  Autor Laura Sánchez

Publicado 12.06.2023 09:48

Investing.com - Essa semana será intensa para os bancos centrais. No caso do Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, espera-se uma pausa na alta dos juros; e a aposta é que o BCE certamente os aumentará. Mas, até chegar a hora, tudo pode acontecer.

“Nos próximos dias, os mercados obrigacionistas e bolsistas vão estar muito atentos, reagindo em conformidade, ao que os bancos centrais 'fazem e dizem'. Se o roteiro esperado pelos mercados for cumprido, é possível que as bolsas reajam positivamente, o que levará seus principais índices a tentar superar os níveis atuais, embora para isso precisem da 'colaboração' de um maior número de títulos /setores de quem participou das altas das bolsas até agora neste ano ”, explicam na Link Securities.

"Pelo contrário, os bancos centrais que estão 'insatisfeitos' com o andamento do processo de desinflação e que 'ameaçam' com novas altas de juros podem provocar uma correção nos mercados", acrescentam esses analistas.

“Se esta semana se concretizar o cenário central no que diz respeito à inflação americana (recua para os +4%) e às taxas de juro (ou seja, o BCE sobe mas a Fed não), o mercado não reagirá quase nada, confirmando-se a fase de consolidação em que defendemos está localizado... e no qual permanecerá talvez até setembro. Paciência, ainda que de forma positiva”, dizem no Bankinter (BME:BKT).

“Em relação à nossa visão de mercado, reafirmamos que no médio prazo os mercados devem tomar algum fôlego, o que justifica carteiras com viés conservador, dado um ciclo econômico em desaceleração, mas com inflação ainda alta que obrigará os bancos a usinas a manter taxas altas para mais”, concorda em Renta 4 (BME:RTA4).

Em um ambiente volátil, ter todas as informações importantes relacionadas às ações é muito importante para ajudar o investidor a tomar as melhores decisões sobre seu portfólio.

Com a ferramenta profissional InvestingPro , você terá em primeira mão as melhores informações sobre o mercado de ações.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações