Kiev mantém pressão sobre Ocidente para fazer mais; batalha se intensifica no leste da Ucrânia

Reuters

Publicado 10.04.2022 13:37

Por Elizabeth Piper e Zohra Bensemra

KIEV/BUZOVA, Ucrânia (Reuters) - O governo da Ucrânia disse neste domingo que está buscando outra rodada de sanções da União Europeia contra Moscou e mais ajuda militar de seus aliados, enquanto forças russas destruíram um aeroporto e outros alvos no leste do país. 

A invasão pela Rússia fez com que cerca de um quarto dos 44 milhões de ucranianos deixasse suas casas, transformou cidades em escombros e matou ou feriu milhares. 

A Rússia não tem conseguido tomar nenhuma grande cidade desde que iniciou sua invasão, em 24 de fevereiro, mas a Ucrânia disse estar reunindo forças no leste para um grande ataque e pediu que as pessoas se retirassem.

As forças russas dispararam foguetes contra as regiões ucranianas de Luhansk e Dnipro neste domingo, segundo autoridades. Os mísseis destruíram completamente o aeroporto da cidade de Dnipro, disse Valentyn Reznichenko, governador da região central de Dnipropetrovsk. 

O ataque feriu cinco funcionários do serviço de emergência estatal da Ucrânia, disse o chefe do conselho da região de Dnipro, Mykola Lukashuk. 

O Ministério da Defesa da Rússia disse neste domingo que mísseis de alta precisão destruíram a sede do batalhão Dnipro, da Ucrânia, na cidade de Zvonetsky.

A Reuters não pôde confirmar os relatos de imediato.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse no Twitter que conversou por telefone com o chanceler alemão, Olaf Scholz, sobre sanções adicionais, bem como mais defesa e apoio financeiro ao seu país. Zelenskiy também discutiu com autoridades ucranianas as propostas de Kiev para um novo pacote de sanções da UE, de acordo com seu gabinete. 

Em um discurso em vídeo divulgado no sábado, Zelenskiy renovou pelo pela proibição total de importações de produtos de petróleo e gás da Rússia e por mais armas para a Ucrânia. 

Na sexta-feira, a UE proibiu as importações de carvão russo, entre outros produtos, mas ainda não tocou nas importações de petróleo e gás da Rússia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações