Leilão da Emae pode movimentar ao menos R$780 mi; grandes geradores avaliam

Reuters

Publicado 18.03.2024 08:03

Atualizado 18.03.2024 16:10

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - O leilão de privatização da geradora de energia Emae ocorrerá dia 19 de abril e poderá movimentar ao menos 779,8 milhões de reais, com base no preço mínimo estabelecido pelo governo de São Paulo para as ações que o Estado quer vender.

O processo é uma oportunidade para grandes empresas de geração de energia ampliarem seus portfólios com ativos já operacionais, em um momento de maior dificuldade para viabilização de empreendimentos "greenfield" no Brasil.

O edital do leilão estabeleceu um valor mínimo de 52,85 reais por ação, segundo publicação do governo do Estado de São Paulo.

A operação, que marcará a primeira grande privatização do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), envolve a alienação da participação do Estado na Emae em lote com 14.755.255 ações, sendo 14.704.274 ações ordinárias e 50.981 preferenciais.

Vencerá a disputa quem pagar o maior preço pelo lote único de ações da companhia, que é a última estatal paulista do setor de energia.

Uma das companhias que vem estudando o leilão é a Auren Energia (BVMF:AURE3), que é dona das hidrelétricas da antiga estatal paulista Cesp (BVMF:CESP6) e está capitalizada para buscar crescimento.

A Auren, no entanto, tem pesado essa oportunidade em relação a outras potenciais aquisições que podem se mostrar mais interessantes, relatou uma fonte próxima à companhia.

Outra empresa que avalia o certame é a Âmbar, do grupo J&F, em um movimento que poderia levar à diversificação das operações da empresa, hoje focada principalmente na geração termelétrica. A Âmbar está também avaliando outros processos envolvendo ativos hídricos e não tem decisão fechada sobre participar do leilão da Emae, disse uma fonte com conhecimento do assunto.

Procuradas, Âmbar disse que não comenta, enquanto a Auren Energia esclareceu que não comenta rumores sobre eventuais processos de fusões e aquisições.

O edital também prevê a realização de uma oferta aos empregados da Emae de ações representativas de 10% do capital da companhia, também ao preço de 52,85 reais por ação.

A entrega das propostas está marcada para o dia 15 de abril, enquanto a sessão pública para abertura dos envelopes ocorrerá dia 19, às 14h, na B3 (BVMF:B3SA3).

A Emae opera um sistema hidráulico e gerador de energia elétrica entre a região metropolitana de São Paulo, baixada santista e médio Tietê. O principal ativo da empresa é a usina hidrelétrica de Henry Borden, com 889 megawatts (MW) de potência, que fica no pé da Serra do Mar e foi inaugurada na década de 1920.

O portfólio da empresa inclui mais três hidrelétricas de menor porte, que junto com Henry Borden somam 960,8 MW, e uma termelétrica de 472 MW arrendada para a Baixada Santista Energia (BSE), subsidiária integral da Petrobras (BVMF:PETR4).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Segundo dados do governo paulista, a Emae tem um patrimônio líquido de 1,16 bilhão de reais e valor de mercado de 2,3 bilhões de reais.

O Estado de São Paulo detém 97,6% das ações ordinárias da Emae, ou 39,0% do capital total. Outro acionista importante é a Eletrobras (BVMF:ELET3), com 64,8% das ações preferenciais da empresa, e também 39% do capital total. Não há direito de preferência da Eletrobras para aquisição das ações da Emae.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações