Log CP quer voltar a aumentar lucro com Selic e dívida mais baixas, diz CEO

Reuters

Publicado 03.08.2023 21:13

Por Patricia Vilas Boas

(Reuters) - A Log Commercial Properties (BVMF:LOGG3) quer reverter a queda anual observada no lucro líquido dos últimos trimestres e para isso aposta na redução da dívida a partir da venda de ativos e na perspectiva de juros mais baixos, disse o presidente-executivo da empresa, Sérgio Fischer, à Reuters nesta quinta-feira.

A empresa de construção, venda e locação de galpões logísticos de alto padrão tem observado declínios nos ganhos de lucro trimestral nas comparações ano a ano, impactada por fatores como a alta dívida e a diminuição dos investimentos (capex) da empresa em meio ao cenário de juro elevado, disse o executivo.

"Fomos pegos aí com uma taxa de juros alta, por um período mais longo do que imaginava, e maior do que imaginava", disse Fischer. "Acabou pesando um pouco o balanço", acrescentou.

"A gente tomou no início do ano uma postura mais conservadora em relação a novos investimentos por conta do momento que a gente estava vivendo, e (se) você reduz um pouco a atividade de novos negócios, você acaba também reduzindo o lucro que vem dessa atividade."

A Log CP reportou nesta quinta-feira lucro líquido de 44 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 60,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre deste ano, o recuo ano sobre ano foi de 78%, enquanto nos últimos três meses de 2022, o declínio foi de 49,1% na mesma base de comparação.

A empresa vendeu desde maio deste ano 1,2 bilhão de reais em ativos, e grande parte desses recursos provenientes das vendas tem sido destinada à redução da dívida líquida.

O indicador de alavancagem dívida líquida sobre patrimônio líquido da Log CP estava no fim de junho em 32,1%, queda de 3,3 pontos percentuais ante março. O cronograma de amortização da dívida prevê pagamento de 159,3 milhões em 2023, enquanto os maiores desembolsos ocorrerão em 2026 e 2027.

O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do segundo trimestre também caiu na base anual, para 70,4 milhões de reais, contra anteriores 147,4 milhões de reais.

Com a perspectiva de queda dos juros, após a redução da Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano, e o que chamou de "reciclagem", uma estratégia de venda de ativos prontos a terceiros com a manutenção da gestão pela Log, Fischer prevê que os resultados da empresa subam.

"Isso é claro que vai dar uma queda relevante no custo da dívida, porque nossa dívida, a grande maioria dela, está 'linkada' ao CDI, isso somado à uma queda de taxa de juros rápida, que o mercado está prevendo, vai nos dando mais fôlego na despesa financeira, reduzindo drasticamente a despesa financeira e o resultado com certeza vai aumentar", afirmou.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ele também citou uma demanda forte e a tendência de alta do comércio eletrônico no Brasil como um viés positivo para a Log, que tem entre seus clientes as companhias do setor Mercado Livre (NASDAQ:MELI), Amazon (NASDAQ:AMZN) e Shopee.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações