Londres contraria bolsas da Europa e fecha em queda com orçamento do Reino Unido

Estadão Conteúdo

Publicado 22.11.2023 10:59

Atualizado 22.11.2023 14:10

Londres contraria bolsas da Europa e fecha em queda com orçamento do Reino Unido

A Bolsa de Londres fechou em baixa, contrariando o movimento dos principais índices europeus, depois do ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt apresentar a Declaração de Outono do país, com uma série de cortes de impostos. O índice FTSE 100 também foi afetado pela queda do petróleo, que tombava perto de 4% no fechamento europeu e pesava sobre as petroleiras.

BLACK FRIDAY Antecipada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

Durante a apresentação da Declaração de Outono, Hunt anunciou previsões de queda do déficit fiscal nacional e tímido crescimento do Produto Interno Bruto, acompanhado de uma sequência de cortes em impostos para empresas, aumento de subsídios para as famílias e até mesmo suspensão de impostos para bebidas alcoólicas. De acordo com o analista de mercado da Monex Europe, Nick Rees, as medidas de hoje devem dar um "ligeiro impulso à inflação", o que provavelmente fará o Banco da Inglaterra (BoE) cortar taxas de forma mais gradativa.

Hoje, os papéis do NatWest caíram 1,21%, depois de Hunt anunciar planos do governo britânico de devolver o banco completamente à iniciativa privada até 2026, com venda de ações programada para iniciar já nos próximos 12 meses. De acordo com o Hargreaves (LON:HRGV) Lansdown, a decisão "parece atraente tanto para o mercado como para os acionistas novos e existentes". Enquanto isso, as ações da BP recuaram 2,26%, e as da Shell (NYSE:SHEL) caíram 2,01%. Tudo somado, o FTSE 100 registrou baixa de 0,17% hoje, aos 7.469,51 pontos.

Na zona do euro, os investidores monitoraram a alta além do esperado do índice de confiança do consumidor preliminar de novembro, medido pela Comissão Europeia. Também hoje, o Banco Central Europeu pontuou que o enfraquecimento da economia no bloco pode fazer os efeitos do aperto monetário serem transmitidos com maior velocidade às famílias. Mesmo assim, o vice-presidente da autoridade monetária, Luis de Guindos, disse que ainda não é hora de começar a debater cortes nas taxas.

No fim do pregão, em Frankfurt, o DAX subiu 0,36%, aos 15.957,82 pontos; em Paris, o CAC 40 subiu 0,43%, aos 7.260,73 pontos; em Milão o FTSE MIB teve alta de 0,01%, aos 29.154,91 pontos; em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,06%, aos 6.280,45 pontos. Em Madri, o IBEX subiu 0,66%, aos 9.892,50 pontos. As cotações são preliminares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

*Com informações da Dow Jones Newswires

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações