Lufthansa reduz prejuízo com cortes de custos e aumento de viagens

Reuters

Publicado 05.08.2021 14:56

Atualizado 05.08.2021 17:00

Por Ilona Wissenbach e Tomasz Janowski

FRANKFURT (Reuters) - A Lufthansa disse nesta quinta-feira que a retomada das viagens aéreas e o progresso na redução de custos ajudaram a empresa a diminuir prejuízo no segundo trimestre e ter entrada de caixa pela primeira vez desde o começo da pandemia.

O grupo teve prejuízo operacional ajustado de 952 milhões de euros, ante 1,7 bilhão de euros um ano antes, um pouco abaixo dos 971 milhões previstos pelo mercado, em média, segundo pesquisa feita pela empresa.

A Lufthansa disse que a redução das restrições de viagens e a demanda reprimida geraram uma reação importante no trimestre e, junto com as economias de custos, incluindo cortes de empregos, ditaram uma entrada de caixa de 340 milhões de euros.

"O fato de mais de 30 mil colegas terem nos deixado no processo até agora nos entristece, mas é inevitável para salvar de forma sustentável os mais de 100 mil empregos restantes", disse o presidente-executivo, Carsten Spohr.

A Lufthansa disse que suas empresas transportaram 7 milhões de passageiros no trimestre, 18% dos níveis de 2019, embora os números tenham melhorado durante o trimestre, chegando a 40% no fim de junho. As receitas subiram 70% contra um ano antes, para 3,2 bilhões de euros, pouco abaixo da previsão de analistas.