Maersk diz que inverno e interrupções no Mar Vermelho causam congestionamentos em terminais

Reuters

Publicado 18.01.2024 10:30

OSLO (Reuters) - As interrupções relacionadas ao clima de inverno nos portos do norte da Europa e o desvio de navios do Mar Vermelho estão causando congestionamento nos terminais de contêineres, disse a A.P. Moller-Maersk em uma atualização para os clientes nesta quinta-feira.

A Maersk e outros grupos de transporte marítimo desviaram as embarcações do Mar Vermelho e do Golfo de Áden após os ataques dos militantes Houthis, do Iêmen, enviando-as para uma longa jornada ao redor da África, em vez de passarem pelo atalho do Canal de Suez.

No norte da Europa, as tempestades de inverno e os efeitos da recente temporada de férias levaram ao fechamento de terminais e à paralisação da navegação, informou a empresa.

"Espera-se que as condições climáticas do inverno, bem como as contingências do Mar Vermelho, afetem as operações em toda a Europa e nos terminais do Hub", disse a Maersk.

"Isso está levando ao aumento da densidade de pátios em todos os terminais e os clientes são solicitados a retirar suas unidades o mais rápido possível após a descarga para apoiar a fluidez", disse.

O presidente-executivo da Maersk, Vincent Clerc, disse na quarta-feira que a interrupção do transporte marítimo global causada pelos ataques a navios no Mar Vermelho provavelmente durará pelo menos alguns meses.

"Embora esperemos uma resolução sustentável em um futuro próximo e façamos tudo o que pudermos para contribuir para isso, incentivamos os clientes a se prepararem para que as complicações na área persistam e para que haja uma interrupção significativa na rede global", disse a empresa em sua atualização na quinta-feira.