Mahle Metal Leve desaba após contratar bancos para potencial oferta de ações

Reuters

Publicado 09.10.2023 15:57

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da Mahle Metal Leve (BVMF:LEVE3) desabaram quase 16% nesta segunda-feira, após a fabricante de autopeças divulgar no fim de semana que contratou Citi e Itaú BBA para uma potencial oferta de ações primária que pode envolver também venda secundária de papéis.

De acordo com analistas do Bradesco BBI, a Mahle Metal Leve surpreendeu o mercado com o anúncio, em vez de uma oferta de aquisição para deslistar a empresa, uma unidade da alemã Mahle.

Eles acrescentaram que, no segundo trimestre, a Mahle Metal Leve reportou dívida líquida de 155 milhões de reais, resultando em baixa alavancagem financeira de 0,2 vez a métrica dívida líquida/Ebitda. Os analistas também apontaram que, no acumulado do ano, a empresa já distribuiu 451 milhões de reais em dividendos.

A "oferta de ações sugere que os acionistas controladores estão vendendo direta -- oferta secundária -- e indiretamente -- oferta primária -- a subsidiária 100% focada na produção de componentes para motor de combustão interna (ICE)", escreveram Victor Mizusaki e Andre Ferreira em nota a clientes.

Na visão da equipe do Bradesco BBI, que tem recomendação "undeperform" para os papéis e preço-alvo de 21 reais, a Mahle Metal Leve não deve utilizar os recursos para diversificar sua tecnologia no país, uma vez que a unidade Mahle Behr no Brasil é de propriedade integral da Mahle GmbH e tem esse objetivo.

"Como resultado, em nossa opinião, esta oferta subsequente seria principalmente secundária, atingindo um volume de 1,1 bilhão de reais, permitindo à Mahle GmbH manter o controle -- atualmente tem uma participação de 70%", afirmaram eles, esperando um "overhang" relevante nas ações.

Por volta de 15:50, os papéis registravam queda de 14,21%, a 40,15 reais, após terem sido negociados a 39,33 reais no pior momento, respondendo com folga pelo pior desempenho do índice Small Caps, que subia 0,53%.

A Mahle Metal Leve não deu detalhes sobre potencial cronograma, tamanho da oferta ou destino dos recursos.

 

(Por Paula Arend Laier)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações