Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta, com covid, especulação e indicadores

Estadão Conteúdo

Publicado 28.01.2021 12:19

Atualizado 28.01.2021 15:40

Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta, com covid, especulação e indicadores

As bolsas da Europa fecharam na maioria em alta nesta quinta-feira, 28, com exceção de Londres, em sessão de grande volatilidade. O temor quanto aos movimentos especulativos que vêm ganhando espaço no noticiário dos Estados Unidos junto à cautela por conta do avanço da covid-19, e as dificuldades na vacinação, levaram as bolsas a abrir em baixa. No entanto, ao longo do pregão, alguns indicadores e um menor temor pelos movimentos nos EUA impulsionaram o apetite por risco, levando as bolsas a fechar na maioria com ganhos. O setor financeiro teve algumas das principais altas na sessão.

O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,10%, a 403,39 pontos.

O mercado começou cauteloso, em meio a dificuldades com a vacinação na Europa, que tem o disputa com a AstraZeneca (LON:AZN) (SA:A1ZN34) como um dos grandes símbolos dos obstáculos da imunização. O número de casos e mortes segue alto, com Portugal registrando mais uma vez seu recorde diário de óbitos.

A sinalização é de que as medidas de restrição de mobilidade devem permanecer por algum tempo. Um setor afetado foi o de petróleo, com empresas do setor registrando baixas.

Em Londres, BP (LON:BP) (-2,07%) e Royal Dutch Shell (LON:RDSa) (-2,13%) recuaram, pressionando o FTSE 100 a uma baixa de 0,63%, a 6.526,15 pontos. A AstraZeneca (-1,67%) também recuou na praça, no momento em que enfrenta dificuldades para cumprir contratos no prazo para fornecimento de vacinas contra covid-19 a países da Europa.

Depois de ajudar Wall Street a ter seu pior pregão em meses na quarta-feira, os movimentos especulativos pressionaram as bolsas da Europa no começo da sessão. No entanto, com corretoras agindo contra as transações, o temor se dissipou, em parte. Entre especialistas, a expectativa é de que a ofensiva se prove temporária e não traga consequências duradouras. "Embora isso não deva levar a uma correção generalizada, investidores podem ficar sensíveis ao aumento da cobertura midiática", alerta o Rabobank.

Nos EUA, foi informado que o PIB do país cresceu à taxa anualizada de 4% no quarto trimestre de 2020, o que levou algum otimismo aos mercados.

Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), subiu 0,8% em janeiro, ante previsão de 0,4%.

Em Frankfurt, o DAX, teve alta de 0,33%, a 13.665,93 pontos, com Commerzbank (DE:CBKG) em alta de 6,24% após anunciar corte de cerca de 10 mil vagas em seu quadro de funcionários.

Na Itália, a crise política vai chegando a um ponto decisivo para a formação de um novo governo, em meio a consultas com o presidente, Sergio Mattarella. No setor financeiro, Banco Bpm (MI:BAMI) (+3,28%) e Bper Banca (MI:EMII) (+2,26%) tiveram duas das principais altas em Milão, onde o FTSE MIB avançou 1,17% a 21.916,50 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Lisboa, o BCP Millenium (LS:BCP) subiu 4,26%, e impulsionou o PSI 20 à maior alta dentre as principais bolsas europeias, 1,47%, a 4.855,56 pontos. Deutsche Bank (DE:DBKGn) (+1,40%) e BNP Paribas (PA:BNPP) (+1,68%) também impulsionaram praças no continente.

Em Paris, o CAC 40 teve alta de 0,93%, a 5.510,52 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações