Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta, com indicadores da região

Estadão Conteúdo

Publicado 29.06.2021 10:21

Atualizado 29.06.2021 13:40

Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta, com indicadores da região

Os mercados acionários da Europa registraram ganhos na grande maioria, nesta terça-feira. O quadro foi sustentado por alguns indicadores da região, embora os riscos ligados à covid-19, com a disseminação da variante delta, mais contagiosa, continuem como foco dos investidores, por seu potencial de atrapalhar a reabertura econômica.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,31%, em 456,37 pontos.

Na agenda de indicadores, o índice de sentimento econômico da zona do euro subiu a 117,9 pontos em junho, acima das previsões e na máxima em 21 anos, segundo pesquisa da Comissão Europeia. Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 2,1% em junho, na comparação anual, desacelerando após a alta de 2,5% de maio, segundo a preliminar do dado.

As bolsas europeias já subiram e ganharam mais força após o CPI da Alemanha. A inflação sob controle pode ser um argumento importante para o Banco Central Europeu (BCE) manter política monetária acomodatícia por mais tempo, apoiando a retomada econômica. Para o ING, contudo, a desaceleração inflacionária alemã precede um novo repique dos preços, que deve pressionar o BCE adiante.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, falou nesta terça em evento, porém não discutiu a política monetária. Em seu discurso, Lagarde disse que a fragmentação em mercados europeus pode conter a capacidade de investimentos da região, ao fazer uma defesa de uma recuperação "verde e digital" após o choque da covid-19.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,21%, em 7.087,55 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,88%, a 15.690,59 pontos. O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, avançou 0,14%, a 6.567,43 pontos.

Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB registrou ganho de 0,52%, a 25.357,36 pontos. Em Madri, o índice IBEX 35 subiu 0,02%, para 8.915,10 pontos.

Já na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 fechou em baixa de 0,07%, em 5.083,39 pontos, na contramão da maioria. Portugal tem estado em foco em dias recentes, com os riscos trazidos à reabertura pela variante delta.

A Oxford Economics comenta que o país vinha sendo um dos beneficiados recentemente com a retomada do turismo, por possuir bons índices na pandemia, mas a consultoria vê um avanço recente nos casos do vírus no país como um risco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações