Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta; mercado aguarda decisão do Fed

Estadão Conteúdo

Publicado 15.12.2021 11:49

Atualizado 15.12.2021 15:10

Maioria das Bolsas da Europa fecha em alta; mercado aguarda decisão do Fed

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, com investidores de olho na decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). A instituição dos Estados Unidos deve anunciar a aceleração do processo de retirada de estímulos. Além disso, investidores reagiram à informação negativa de que a inflação ao consumidor no Reino Unido acelerou 5,1% na comparação anual de novembro.

Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,66%, aos 7.170,75 pontos. De acordo com Michael Hewson, analista da CMC Markets, os mercados europeus lutaram para obter ganhos nesta quarta, antes da decisão do Fed, "com a fraqueza de ações dos setores de energia, viagens e lazer pesando no Reino Unido".

Ações da IAG e Antofagasta (LON:ANTO) recuaram 5,10% e 5,39%, respectivamente. As petroleiras BP PLC (LON:BP) (-2%) e Royal Dutch Shell (NYSE:RDSa) (-1,56%) também caíram. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,26%, aos 470,76 pontos.

Para Hewson, a leitura recorde do índice de inflação ao produtor (PPI) dos EUA de terça-feira definiu perfeitamente o cenário para que o "Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) tome a decisão de acelerar o ritmo do programa de redução gradual que começou no mês passado".

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,15%, aos 15.476,35 pontos. Já em Milão o índice FTSE MIB avançou 0,41%, aos 26.666,08 pontos. Em Paris, o índice CAC 40 ganhou 0,47%, aos 6.927,63 pontos, puxado por ações da Eurofins Scientific (+6,18%) e Hermes International (+2,53%).

Craig Erlam, analista da Oanda, destaca que a cautela é mais uma vez evidente nos mercados de ações na quarta-feira, apesar do movimento majoritário nas praças europeias. "Os bancos centrais têm pouca escolha a não ser começar a apertar a política monetária na maioria dos casos, à medida que a inflação continua a subir a níveis desconfortáveis, se generaliza e dá sinais de se tornar mais permanente. Além disso, a Ômicron representa uma ameaça maior e impõe restrições que pode atrasar o inevitável, mas não por muito tempo, pois os legisladores não podem se dar ao luxo de serem complacentes."

Investidores também avaliam as decisões monetárias do Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE), na quinta-feira. Erlam destaca que as probabilidades do Banco da Inglaterra de aumentar as taxas na quinta-feira aumentaram após os dados desta semana, embora a visão consensual permaneça de que irá se abster devido à quantidade significativa de incerteza que o Ômicron está criando à medida que as restrições são reimpostas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nas praças ibéricas, o PSI 20 fechou em queda de 0,27% em Lisboa, aos 5.429,42 pontos, e o madrilenho Ibex 35 caiu 1,24%, aos 8.275,00 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações