Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, com piora na reta final

Estadão Conteúdo

Publicado 25.08.2020 10:46

Atualizado 25.08.2020 14:10

Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, com piora na reta final

As bolsas europeias fecharam sem sinal único nesta terça-feira, 25, mas na maioria em baixa, com piora na reta final dos negócios. Após abertura positiva, com foco no comércio global e em um dado da Alemanha, houve deterioração do quadro, com Paris, Milão e Lisboa terminando nas mínimas do dia, embora vários dos índices estivessem próximos da estabilidade.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,30%, em 369,75 pontos.

O início do pregão na Europa foi positivo, diante da notícia de que autoridades de Estados Unidos e China tiveram encontro virtual para falar sobre a implementação da fase 1 do acordo comercial bilateral. Em meio a tensões bilaterais, foi bem recebido o sinal de compromisso com a iniciativa.

Na agenda de indicadores, o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha recuou 9,7% no segundo trimestre ante o primeiro, menos que a previsão de queda de 10,1% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. Além disso, o índice de sentimento das empresas alemãs elaborado pelo Ifo subiu a 92,6 em agosto, ante projeção de 92,0 dos analistas. O Morgan Stanley (NYSE:MS) apontou que o dado das empresas mostrou um quadro de "condições que melhoram modestamente" e lembrou em relatório que o governo local planeja estender medidas de apoio.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 1,11%, em 6.037,01 pontos. A ação da AstraZeneca subiu 0,19%, em meio à busca por uma vacina para a covid-19. Na segunda-feira, a notícia de que os EUA poderiam tentar acelerar esse processo, deixando em segundo plano algumas etapas regulatórias, foi negada pela própria empresa. Entre os bancos, Lloyds recuou 1,40% e Barclays (LON:BARC), 1,14%, enquanto no setor de energia BP cedeu 2,59%.

Em Frankfurt, o índice DAX registrou queda de 0,04%, a 13.061,62 pontos, após subir grande parte do dia. Entre os papéis mais negociados, Deutsche Bank subiu 0,26% e Commerzbank avançou 0,66%, mas Aroundtown perdeu 5,38%.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 subiu 0,01%, a 5.008,27 pontos. A petroleira Total caiu 1,09%, mas Air France-KLM avançou 1,29%.

Em Milão, o índice FTSE MIB recuou 0,41%, para 20.030,05 pontos. Intesa Sanpaolo (MI:ISP) registrou baixa de 0,28% e Eni, de 1,38%.

O índice IBEX 35, da Bolsa de Madri, caiu 0,01%, a 7.108,40 pontos, com a ação do Santander (SA:SANB11) em baixa de 0,15%.

Em Lisboa, o índice PSI 20 recuou 1,06%, a 4.381,72 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações