Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, com piora no final do pregão

Estadão Conteúdo

Publicado 23.02.2022 11:59

Atualizado 23.02.2022 15:10

Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, com piora no final do pregão

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira, com sensível deterioração do sentimento de risco na reta final do pregão. O agravamento da crise geopolítica envolvendo a Ucrânia ainda concentra as atenções de investidores, que monitoraram também dados econômicos e balanços corporativos na região.

O índice Stoxx 600, que reúne as principais ações do continente, encerrou em baixa de 0,28%, a 453,86 pontos.

As principais praças europeias abriram a sessão desta quarta em clima de recuperação, após o anúncio de sanções econômicas de países ocidentais contra a Rússia. "Até agora, as sanções impostas pelo Ocidente não são tão pesadas quanto se poderia esperar e o mercado aparentemente está interpretando isso como uma vitória", apontaram analistas da corretora AJ Bell, em análise pela manhã.

Ao longo do dia, no entanto, a cautela gradualmente retornou aos negócios. Na ONU, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu que a comunidade internacional aumente a pressão sobre o Kremlin. Já a Rússia prometeu responder de maneira "forte e dolorosa" às sanções.

A União Europeia (UE) adotou formalmente um pacote de medidas restritivas contra indivíduos e entidades russas, em retaliação pela decisão de Moscou de reconhecer a independência de regiões separatistas no leste ucraniano. Na quinta, líderes do bloco participarão de um reunião emergencial sobre o tema em Bruxelas.

Diante das incertezas, as ações europeias reverteram os ganhos de mais cedo e fecharam com viés negativo. A exceção foi Londres, onde o FTSE 100 encerrou com ganho de 0,05%, a 7.498,18 pontos. Barclays (LON:BARC) foi um dos destaques no mercado britânico, em alta de 3,06%, após o banco informar lucro acima das expectativas do mercado. Por outro lado, Rio Tinto (LON:RIO) perdeu 2,16%, depois que a mineradora frustrou previsões com os ganhos de 2021.

Na Europa continental, o índice DAX, de Frankfurt, cedeu 0,42%, a 14.631,36 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 0,10%, a 6.780,67 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB baixou 0,34%, a 25.955,08 pontos. Por lá, Stellantis ganhou 4,40%, também repercutindo balanço da montadora.

Em Madri, o papel da Iberdrola (MC:IBE), que divulgou resultados, se elevou 1,30%. Contudo, o índice geral, o Ibex 35, se desvalorizou 0,63%, a 8.440,10 pontos, de acordo com cotação preliminar. Já em Lisboa, o PSI 20 diminuiu 0,62%, a 5.430,93 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No radar ainda, a leitura final da inflação ao consumidor na zona do euro confirmou a preliminar e mostrou avanço anual recorde 5,1% em janeiro. Na Alemanha, o índice de confiança do consumidor recuou para -8,1 pontos em março, de acordo com projeção do instituto GfK.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações