Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda; Londres é exceção, com petroleiras e mineradoras

Estadão Conteúdo

Publicado 18.12.2023 10:57

Atualizado 18.12.2023 14:10

Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda; Londres é exceção, com petroleiras e mineradoras

O FTSE 100 se destacou dentre os índices europeus nesta segunda-feira, 18, com a Bolsa de Londres fechando no azul enquanto as de França, Itália, Alemanha, Espanha e Portugal tiveram perdas. Os ganhos britânicos acompanharam a alta do setor de mineradoras, que subiram depois do Departamento do Tesouro local anunciou uma nova lei que vai taxar o carbono de importações de matéria prima estrangeira a partir de 2027, e também do petroleiro, com a BP sinalizando que vai suspender o trânsito de navios petroleiros pelo Mar Vermelho.

Segundo Michael Hewson, analista-chefe do CMC Markets, a decisão da BP de proteger seus navios petroleiros de possíveis ataques de rebeldes Houthi na região do Mar Vermelho fortaleceu os preços da commodity nesta segunda-feira e fez as ações de petroleiras escalarem. Hewson aponta que a decisão "acrescentará custos significativos às cadeias de abastecimento das empresas, além de ter impactos inflacionários significativos". Na esteira da notícia, a BP ganhou 1,66% e a Shell (NYSE:SHEL) subiu 1,50%.

Também nesta segunda-feira, o governo britânico anunciou uma medida para proteger o mercado de matéria-prima nacional, com a intenção de taxar as emissões de carbono de importações de produtos como ferro e cobre. A Antofagasta (LON:ANTO) fechou com ganhos de 1,52%, enquanto a Rio Tinto (LON:RIO) subiu 1,12%, sustentando o índice no azul.

Na zona do euro, o dia foi de fraqueza, com o instituto Ifo "jogando um banho de água fria", como mencionou o Commerzbank, nas expectativas do mercado, ao divulgar que o índice de sentimento das empresas da Alemanha recuou de 87,2 em novembro a 86,4 em dezembro, quando analistas ouvidos pela FactSet previam alta a 87,5.

O mercado também monitorou as falas de integrantes do conselho do Banco Central Europeu (BCE). Isabel Schnabel pontuou que a inflação deve desacelerar de forma mais gradual a partir de agora, o dirigente Peter Kazimir pontuou que ainda não é possível mover a política monetária para o "próximo estágio", e o conselheiro Bostjan Vasle reforçou que o mercado pode estar adiantado sobre a precificação de cortes de juros em março ou abril de 2024.

Tudo somado, em Londres, o FTSE 100, subiu 0,50% a 7.614,48 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em queda de 0,60%, a 16.650,55 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,37%, a 7.568,86 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em queda de 0,44%, a 30.241,02 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,41%, a 10.054,70 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 perdeu 0,66%, a 6.384,49 pontos. As cotações são preliminares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações