Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, sob ajustes após ganhos recentes

Estadão Conteúdo

Publicado 19.04.2021 10:57

Atualizado 19.04.2021 14:10

Maioria das Bolsas da Europa fecha em queda, sob ajustes após ganhos recentes

Os índices acionários das bolsas europeias fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira, 19, em dia sem drivers de grande relevância para o mercado. Neste contexto, investidores realizam lucros após ganhos do último pregão. O movimento de queda nas bolsas de Nova York ajudou a puxar alguns índices europeus para o negativo, enquanto a pandemia de covid-19 e o ritmo da vacinação no continente segue monitorada por investidores.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,07%, aos 442,18 pontos. O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, principal mercado da Europa, recuou 0,28% nesta segunda, mas manteve o patamar de 7 mil pontos, fechando em 7.000,08. A ação da Melrose Industries (LON:MRON) teve forte queda, de 4,61%, após o conglomerado anunciar a venda da Nortek Air Management à americana Madison Industries.

Na Alemanha, segue como preocupação o avanço local do novo coronavírus, enquanto o país vive a expectativa de um novo lockdown ser decretado pelo governo federal para conter as infecções. Segundo estimou o banco central alemão, a economia do país deve ter encolhido no primeiro trimestre de 2021. Diante disso, o índice DAX, de Frankfurt, caiu 0,59% nesta segunda, aos 15.368,39 pontos, na pior queda entre os principais índices europeus.

O mercado ainda acompanhou um novo episódio do imbróglio entre a União Europeia (UE) e a AstraZeneca (LON:AZN) (SA:A1ZN34), farmacêutica britânica que assinou contrato com o bloco para a entrega de doses de vacinas contra a covid-19 até 30 de junho.

Em meio às dificuldades e atrasos da companhia para entregar os imunizantes a países da região, o comissário de Mercados Internos da UE, Thierry Breton, deu a entender que o acordo com a AstraZeneca pode não ser renovado, em entrevista a uma emissora francesa.

A falta de indicadores econômicos e o noticiário esvaziado deu às bolsas europeias espaço para a realização de lucros.

Neste contexto, o FTSE MIB, de Milão, e o PSI 20, de Lisboa, fecharam em quedas de 0,21% e 0,08%, aos 24.691,46 e 5.012,57 pontos, respectivamente, acompanhando as bolsas britânica e alemã.

O CAC 40, de Paris, e o IBEX 35, de Madri, porém, contrariam o movimento majoritário do dia. Enquanto o índice francês subiu 0,15%, aos 6.296,69 pontos, o espanhol teve alta de 1,14%, aos 8.711,40 pontos, com apoio de ações do setor bancário. O BBVA (MC:BBVA) liderou os ganhos do setor, com avanço de 3,46%, seguido de Santander (SA:SANB11) (+3,17%) e Banco de Sabadell (MC:SABE) (+2,45%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações