Maioria das bolsas europeias fecha em alta; Londres cai com notícia de inflação

Estadão Conteúdo

Publicado 17.11.2021 11:21

Atualizado 17.11.2021 14:40

Maioria das bolsas europeias fecha em alta; Londres cai com notícia de inflação

As bolsas europeias fecharam majoritariamente com ganhos moderados nesta quarta-feira, ajudadas por uma temporada de resultados corporativos sólida, mas Londres terminou a sessão no vermelho, após leitura acima do esperado da inflação ao consumidor no Reino Unido.

No fechamento, o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, se elevou 0,14%, a 489,95 pontos.

"Os mercados de ações têm lutado para capitalizar de uma temporada de fortes balanços recentemente, já que a inflação e as taxas de juros estão no topo da lista de preocupações dos investidores nos próximos meses", avalia o analista Craig Erlam, da Oanda.

Pela manhã, o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) britânico informou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país insular subiu 1,1% em outubro ante setembro. Analistas consultados pelo Wall Street Journal previam alta menor, de 0,9%.

Para analistas, o indicador amplia a pressão para que o Banco da Inglaterra (BoE) aumente juros na próxima reunião, o que prejudica os negócios acionários.

Em Londres, o índice FTSE 100 encerrou o pregão em baixa de 0,49%, a 7.291,20 pontos. Na contramão, o papel da Glencore (LON:GLEN) ganhou 2,27%, após a empresa informar que venderia a Ernest Henry Mining, de mineração de cobre e ouro na Austrália.

Na Europa continental, o tom das bolsas foi majoritariamente positivo, embora o ímpeto tenha sido limitado. O DAX, de Frankfurt, teve leve alta de 0,02%, a 16.251,13 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, avançou 0,06%, a 7.156,85 pontos.

Em Madri, o Ibex 35 cedeu 0,52%, a 8.993,40 pontos. Por lá, ArcelorMittal (MC:MTS) contrariou o clima negativo e subiu 1,26%, depois que a companhia completou o quarto programa de recompra de ações do ano e anunciou o início de um novo de US$ 1 bilhão, que terminará em fevereiro de 2022.

O índice FTSE MIB, de Milão, registrou valorização de 0,07%, a 27.824,94 pontos.

Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,38%, a 5.675,72 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações