Maioria das Bolsas na Europa fecha em baixa, com incertezas após BCE

Estadão Conteúdo

Publicado 10.09.2020 11:15

Atualizado 10.09.2020 14:40

Maioria das Bolsas na Europa fecha em baixa, com incertezas após BCE

As bolsas europeias tiveram sessão volátil, recuando na sua maioria. Os mercados chegaram a ganhar fôlego após o Banco Central Europeu (BCE) manter sua política monetária e com a força de Nova York, mas o movimento perdeu força.

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em queda de 0,59%, a 367,48 pontos.

A decisão de manter a política monetária por parte do BCE era esperada, mas algumas sinalizações foram percebidas como de risco. Na coletiva de imprensa que se seguiu, a presidente do banco, Christine Lagarde, mencionou o câmbio, no que o Erste Group avaliou: "A menção explícita à taxa de câmbio é nova e provavelmente representa um primeiro estágio de escalada que sinaliza aos mercados as preocupações do BCE".

Em Frankfurt, sede do BCE e importante centro financeiro, o DAX recuou 0,21%, a 13.208,89 pontos.

O coronavírus segue levando incerteza e volatilidade à Europa, com o medo de uma segunda onda ainda presente. Analistas apontam que os índices macroeconômicos ainda não mostraram uma recuperação mais robusta no continente, o que vem limitando ganhos no mercado desde junho. Além disso, há a apreensão com o resultado das eleições nos Estados Unidos, com preocupações sobre uma série de questões, particularmente o impasse sobre novos estímulos fiscais no país.

Em Paris, o CAC 40, de Paris, caiu 0,38% a 5.023,93 pontos.

Em Madri, o IBEX 35 teve baixa de 0,31%, a 6.999,20 pontos.

Em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,64%, a 4.326,02 pontos.

Fora da zona do euro, o FTSE 100, da Bolsa de Londres, também registrou baixa, com queda de 0,16%, a 6.003,32 pontos, com o Brexit ainda no radar. Nesta quinta, a Comissão Europeia afirmou que o Reino Unido tem obrigação legal de cumprir integralmente o acordo de saída da União Europeia.

O LPL Financial apontou uma série de questões às quais o mercado vem prestando atenção, e além das já citadas estão: recuperação econômica impulsionada por estímulos; a dúvida se a alta das ações foi muito grande e rápida; e ainda as tensões entre China e Estados Unidos.

Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,25%, a 19.820,22 pontos, sendo a única das principais bolsas a registrar alta na sessão. A ação da Fiat Chrysler registrou alta de 2,85%. Entre os bancos, BPM subiu 7,24%, destacando-se entre os papéis mais negociados, e Intesa Sanpaolo (MI:ISP), 0,61%.

*Com informações Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações