Marisa Lojas encolhe prejuízo no 4º tri sobre um ano antes

Reuters

Publicado 23.04.2024 08:53

SÃO PAULO (Reuters) - A rede de moda feminina Marisa Lojas (BVMF:AMAR3) teve prejuízo de 170 milhões de reais no quarto trimestre, queda de 42% em relação ao resultado negativo de um ano antes, pressionada por problemas com estoques e fechamento de lojas em uma das principais épocas para o varejo nacional.

A companhia, que promete para este ano ações para recuperar seu foco no público feminino da classe C, teve queda de vendas mesmas lojas de 28% em termos consolidados ante o quarto trimestre de 2022.

Enquanto isso, em meio aos esforços de reestruturação, as despesas gerais e administrativas encolheram 31,2% na mesma comparação.

Apesar da redução nas despesas, o resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em termos pró-forma da operação de varejo ficou negativo em 21,8 milhões de reais.

A empresa afirmou que o Ebitda foi impactado pela redução da receita do varejo, por conta de encerramento de lojas e nível de estoque reduzido. A companhia fechou 91 lojas no ano passado e já encerrou 6 lojas neste ano.

Sobre os estoques de produtos, a Marisa afirmou no balanço que não conseguiu uma recomposição gradual "no ritmo necessário" para atender a demanda do quarto trimestre. Isso ocorreu em meio ao pico da sazonalidade do varejo nacional que costuma gerar gargalos e "retomada mais tardia" no desenvolvimento de coleção.

A Marisa Lojas teve receita líquida de 409,3 milhões de reais no quarto trimestre, queda de 41,4% sobre um ano antes.

E depois de um ano de "transição" para a companhia, a Marisa Lojas promete ser mais "comercialmente agressiva" e promocional neste ano, com ajustes de produtos, preços e visual. A empresa afirmou no balanço que está conduzindo testes em 125 lojas, com planos de acelerá-los em 216 até o final de maio.

Sobre a potencial oferta de ações, que tem compromisso de investimento de pelo menos 195 milhões de reais pelos acionistas controladores, a Marisa Lojas afirmou que "ainda não houve decisão definitiva".

 

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações