Market Pulse Europa - Clima sombrio no setor automotivo e de viagens em foco

Investing.com  |  Autor 

Publicado 07.02.2019 08:15

Investing.com - É outro dia desalentador nos mercados de ações da Europa, à medida que mais evidências do estrago da guerra comercial EUA-China vêm à tona e a UE corta suas previsões de crescimento.

O clima tem sido sombrio no setor automotivo há alguns meses e não foi ajudado pela queda de lucro e corte de dividendos da Daimler (DE: DAIGn) na quarta-feira. Outra queda na produção industrial alemã, na quinta-feira, é consistente com isso, mas é a Fiat Chrysler (MI: FCHA), que anunciou um grande recall de caminhões Dodge Ram quarta-feira (e que relata os lucros do quarto trimestre mais tarde hoje), que é o maior perdedor.

Às 8h30 o Euro Stoxx 50 caía 23 pontos, ou 0,7%, para 3189,65.

Aqueles que estão na base da cadeia produtiva dos automóveis também estão sofrendo. A Osram Licht AG (DE: OSRn) - a divisão de iluminação da Siemens que é uma grande fornecedora para a indústria automobilística - disse que teve uma queda nos três meses até dezembro graças à desaceleração na China, e em particular no setor automotivo. Isso está pesando sobre outros fornecedores, como a Continental (DE: CONG) e a Covestro (DE: 1COV) na Alemanha, e Valeo (PA: VLOF) e Michelin (PA: MICP) na França.

As empresas de viagens estão novamente fazendo manchetes negativas: a Tui AG NA (DE: TUIGn) caiu mais de 16% depois de perder sua meta de lucro para 2018 e dizer que as margens de 2019 parecem mais fracas. Enquanto isso, a Thomas Cook (LON: TCG), que perdeu mais de 75% no ano passado, subiu depois de dizer que está vendendo suas companhias aéreas e a Norwegian Air Shuttle (OL: NWC) confirmou uma perda de US$ 257 milhões no ano passado, após um aumento de 71% em seus custos de combustível.

A boa notícia está chegando, novamente, dos setores de energia e alimentos e bebidas. A Pernod Ricard (PA:PERP) SA (fabricante de uísque e conhaque Martell, da Jameson), seguiu a Diageo (LON: DGE) relatando fortes números no quarto trimestre e prevendo um robusto 2019. E a gigante petrolífera francesa Total SA (PA: TOTF) relatou um ano recorde para a produção e superou as expectativas para o lucro do quarto trimestre, mas suas ações caíram ligeiramente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os bancos bombardeados da Itália também estão tendo uma forte manhã depois que o Unicredit (MI: CRDI) registrou seu maior lucro anual em uma década - apesar dos ventos contrários de suas operações na Turquia e em seu mercado doméstico. Rivais Intesa Sanpaolo SpA (MI: ISP) também relataram números mais fortes do que o esperado na quarta-feira.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações