Market Pulse Europa - Dados dão esperança de que a economia está se recuperando

Investing.com  |  Autor 

Publicado 01.03.2019 06:16

Por Geoffrey Smith

Investing.com -- Costumava-se dizer que quando os EUA espirra, a Europa pega um resfriado. Isso ainda pode ser verdade, mas o que também é verdade é que, quando a China sai de cama, os mercados acionários da Europa vão dar uma corridinha.

Depois de um breve revés na manhã de quinta-feira, após a reunião entre os EUA e a Coreia do Norte se encerrar abruptamente, os mercados europeus estão novamente a subir, seguindo os mercados asiáticos.

O Stoxx 600 subia 0,7% em 375,46 às 6h20. Na Alemanha, o DAX subia cerca de 1,2%, ao passo que o FTSE100 do Reino Unido ficou para trás, subindo apenas 0,6%.

Os mercados asiáticos haviam se recuperado de duas coisas durante a noite: primeiro, a MSCI anunciou que daria um peso muito maior às ações da China continental no futuro, provocando uma forte recuperação naquele mercado; segundo, a pesquisa Caixin da indústria de transformação mostrou um aumento surpreendente em fevereiro, aumentando ainda mais as esperanças de que a economia global esteja se recuperando após a desaceleração no final do ano passado.

Adicione vendas no varejo acima do esperado fora da Alemanha esta manhã, uma ligeira revisão para cima para o índice de gerentes de compras Eurozone para fevereiro e muito mais uma queda do desemprego mais aguda que a esperada na Alemanha, e a recuperação muito ampla desta manhã, torna-se mais fácil de entender.

No entanto, isso também enfraquece a argumentação do Banco Central Europeu em sua reunião de política na semana que vem. Normalmente, isso seria negativo para as ações, mas como a ex-economista do FMI Ashoka Mody argumentou em um post recente, a economia da zona do euro agora parece reagir menos à política do BCE do que aos desenvolvimentos no comércio global.

O fato de que o índice Stoxx 50 mais apertado estava sendo conduzido pela manhã por grupos de bens de luxo como Kering PA:PRTP) e LVMH (PA:LVMH) e um grupo de ações de automóveis sensíveis ao comércio parece apoiar o argumento de Mody.

Entre as outras ações individuais destacando-se estão o gestor de fundos Jupiter (LON:JUP), que subiu 10% após acelerar a transição de sua alta administração e publicar números anuais que foram menos terríveis do que o esperado. A ação tinha sido uma das mais vendidas no mercado de Londres e, portanto, era vulnerável à cobertura de curto prazo. A Royal Dutch Shell (AS:RDSa) está ficando atrás do mercado, subindo apenas 0,3% depois da notícia de que promotores holandeses estão se preparando para acusá-la de alegações de suborno na Nigéria.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações