MarketPulse Europa: Mineradoras sobem; Mercado aguarda Fed e negociação EUA-China

Investing.com  |  Autor 

Publicado 28.01.2019 09:00

Investing.com - As ações de mineração foram um raro ponto positivo em mercados acionários geralmente fracos na Ásia e na Europa nesta segunda-feira, já que os investidores precificaram o risco de desabastecimento no mercado de minério de ferro se as autoridades do Brasil punirem a gigante mineradora Vale (NYSE:VALE).

De outro modo, os mercados estavam com foco nos principais eventos econômicos e políticos - especialmente a reunião de política monetária do Federal Reserve - que deve ocorrer no final desta semana. O STOXX 600 caiu 0,4% para 356.48 às 9h05.

Os maiores rivais da Vale, Rio Tinto (LON:RIO), BHP Billiton (LON:BHPB) e Anglo American (LON:AAL) superaram os mercados locais na Austrália e no Reino Unido na segunda-feira, especularam que lucrariam com preços mais altos se os planos de produção da Vale fossem interrompidos.

Maior produtora de minério de ferro do mundo, a Vale é a operadora de uma barragem de rejeitos no estado brasileiro de Minas Gerais que cedeu na semana passada, deixando pelo menos 58 mortos e centenas de desaparecidos. No final de semana, a Standard & Poor's colocou seu rating de crédito em revisão para um rebaixamento, enquanto as autoridades brasileiras congelaram US$ 3 bilhões de seus ativos para cobrir possíveis penalidades.

As ADRs da Vale em Nova York perderam 8,1% na sexta-feira e devem abrir com mais uma queda de 7,5% na segunda-feira.

Mais cedo, houve mais pessimismo sobre o estado da economia global depois que o instituto de pesquisa Ifo informou que os exportadores da Alemanha reduziram drasticamente suas expectativas para 2019. Ele disse que os setores chave como o de automóveis, produtos químicos e engenharia estavam todos em desvantagem em relação às suas perspectivas. A Bayer (DE:BAYGN) caía 1,2%, enquanto a Volkswagen (DE:VOWG_p) e a Daimler (DE:DAIGn), montadora da Mercedes-Benz, caíam 0,6% e 0,4%, respectivamente.

Os fabricantes de artigos de luxo Kering (PA:PRTP) e LVMH (PA:LVMH) também estavam entre os maiores perdedores na Europa em nervosismo para a demanda chinesa antes das negociações comerciais entre os governos da China e dos EUA na quarta-feira. A proprietária da Gucci, Kering, também está sofrendo depois que reportagens no final de semana mostram que a empresa deve US$ 1,6 bilhão em impostos na Itália.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações