Mercado Livre reverte prejuízo e lucra US$165 mi no 4° tri

Reuters

Publicado 23.02.2023 18:07

Atualizado 23.02.2023 18:35

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) -O Mercado Livre (NASDAQ:MELI) divulgou nesta quinta-feira lucro maior do que o esperado no quarto trimestre, revertendo prejuízo do mesmo período do ano anterior, com crescimento de vendas em sua plataforma e maior geração de receita de seu braço financeiro.

A companhia teve lucro líquido de 164,7 milhões de dólares de outubro a dezembro, após prejuízo de 46,1 milhões um ano antes. Analistas, em média, projetavam lucro de 125,8 milhões de dólares, segundo dados compilados pela Refinitiv.

A empresa, com ações listadas em Nova York, teve receita líquida de 3 bilhões de dólares no quarto trimestre, crescimento de 40,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior (56,5% em moeda constante).

No negócio de comércio eletrônico, a receita líquida avançou 22,3% no trimestre frente a um ano antes, com as vendas no marketplace crescendo 20,8% (34,7% em moeda constante), a 9,6 bilhões de dólares, pelo conceito GMV.

O GMV, cuja tendência de desaceleração em muitas varejistas vem sendo alvo de foco do mercado, havia sido de 8,6 bilhões de dólares no terceiro trimestre do ano passado e de 8 bilhões no quarto trimestre de 2021.

"A quantidade de itens adquiridos por compradores se manteve no mesmo patamar quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, mas a expansão do valor médio gasto por item e o aumento do número de usuários se refletiram no aumento significativo do volume de vendas no marketplace", disse a empresa em comunicado.

O Mercado Livre afirmou que ganhou participação de mercado em toda sua operação de comércio eletrônico, em especial no México e no Brasil.

O braço financeiro da companhia, Mercado Pago, viu sua receita líquida subir 73,5% (92,7% em moeda local) em 12 meses, para 1,3 bilhão de dólares.

"O Mercado Pago teve performance acima das expectativas com a contribuição dos serviços de pagamentos e da conta digital, ambas categorias cujo volume total de pagamentos cresceu três dígitos no ano passado", disse a empresa.

A carteira de crédito ficou estável em 2,8 bilhões de dólares, e a inadimplência até 90 dias caiu de 13% para 10% na base sequencial.

"Tivemos uma redução relevante da inadimplência em parte por uma decisão no meio de ano de focar em clientes de menor risco e em parte também por sazonalidade", afirmou à Reuters o vice-presidente sênior de estratégia, desenvolvimento corporativo e relações com investidores, Andre Chaves. Ele acrescentou que fatores como impostos e volta às aulas podem impactar o dado neste início de ano.

O executivo disse ainda que a carteira da empresa é de curto prazo. "Ficar estável não significa que não fizemos novas concessões, mas que continuamos concedendo no mesmo ritmo. Continua sendo um negócio que está muito vivo, mas não estamos com o pé no acelerador", disse.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O volume total de pagamentos avançou 45,3% (79,5% em moeda constante), a 36 bilhões de dólares, frente a igual período de 2021.

Chaves disse que o Mercado Livre seguirá elevando investimentos no Brasil em 2023, mas não deu mais detalhes da magnitude do crescimento.

Sobre a crise da rival Americanas, ele afirmou que a situação não muda os planos do Mercado Livre, mas que abre oportunidades para crescimento em áreas que a empresa já planejava.

(Edição de Alberto Alerigi Jr. e Pedro Fonseca)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações