Mercado Livre tem lucro estável no 4º tri com impacto de provisões

Reuters

Publicado 23.02.2024 09:44

SÃO PAULO (Reuters) - O Mercado Livre (NASDAQ:MELI) divulgou nesta quinta-feira lucro estável no quarto trimestre em comparação com um ano antes, à medida que o efeito positivo de maiores vendas contrabalanceou impactos fiscais.

A empresa registrou lucro líquido de 165 milhões de dólares, prejudicada por duas provisões no Brasil que totalizaram 351 milhões de dólares, em linha com o lucro reportado no mesmo período em 2022, mas abaixo dos 356 milhões de dólares estimados por analistas consultados pela LSEG.

A empresa disse, contudo, que essas provisões não devem exercer impacto significativo de caixa futuramente.

O vice-presidente sênior de Estratégia, RI e Sustentabilidade da empresa, Andre Chaves, disse à Reuters que tratam-se de casos já conhecidos do mercado. As provisões têm relação com decisões judiciais sobre o Diferencial de Alíquota do ICMS (Difal) e remessas à Argentina.

Excluindo esses itens não recorrentes, o lucro líquido do Mercado Livre teria superado as previsões da LSEG, a 383 milhões de dólares.

A companhia teve receita líquida trimestral 42% superior a um ano antes, a 4,26 bilhões de dólares, o que elevou seu resultado operacional medido pelo Ebit -- excluindo itens não recorrentes -- para 572 milhões de dólares, ante 322 milhões de dólares em 2022.

As vendas no seu maior mercado, o Brasil, aumentaram 35% em termos de volume bruto de mercadorias (GMV).

Analistas esperavam receita líquida menor, de 4,12 bilhões de dólares.

O Mercado Livre tem demonstrado um forte desempenho nos últimos trimestres, mas analistas questionam a capacidade da empresa de manter seu ritmo de crescimento com rentabilidade.

A margem operacional trimestral da empresa, desconsiderando os itens não recorrentes, ficou em 13,4% no período, de 18,2% no terceiro trimestre, mas devido aos ajustes, não estava claro o quão comparáveis esses números eram.

"Sazonalmente, no quarto trimestre a gente sempre tem compressão de margem", disse Chaves, ressaltando que a empresa foi afetada por fatores como maiores gastos em períodos promocionais, como a Black Friday no Brasil e o Buen Fin no México.

O Brasil representa mais da metade da receita líquida da empresa, enquanto Argentina e México contribuem com cerca de um quinto cada. Na área de fintech da empresa, o Mercado Pago, a receita líquida trimestral cresceu 34% ano a ano.

(Reportagem de André Romani)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações