Mercado tenso com troca de acusações na crise Rússia-Ucrânia

Investing.com

Publicado 17.02.2022 06:40

Atualizado 17.02.2022 11:50

Publicado originalmente na versão do Investing.com Espanha.

Por Laura Sanches

Investing.com - As tensões entre a Rússia e a Ucrânia continuam a moldar os mercados. Os Estados Unidos continuam insistindo que a Rússia não retirou suas tropas, ou parte delas, como afirma o Kremlin.

Os EUA afirmam que até 7.000 soldados se juntaram aos 150.000 já perto da fronteira nos últimos dias, segundo a CNBC.

Além disso, como ecoou em Link Securities, "milícias das duas regiões separatistas do leste da Ucrânia, que têm o apoio da Rússia, acusaram a Ucrânia esta manhã de ter atacado seu território, no que pode ser uma desculpa para pedir o apoio de as forças militares russas”. 

“A geopolítica continua a definir o rumo e esta é uma variável imprevisível e incontrolável. Qualquer mudança de curso é possível, dependendo do fluxo de notícias na Rússia/Ucrânia. Dia indeterminado”, assinalam no Bankinter. 

“Embora o canal diplomático permaneça aberto, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, apontou outro dia, as negociações não podem durar para sempre, nem acreditamos que durarão, por isso tememos muito que as potências ocidentais e o governo ucraniano tenham cada vez menos tempo para 'convencer' Putin se eles querem evitar um conflito”, acrescentam esses analistas. 

Está marcada para esta quinta-feira uma reunião extraordinária dos líderes da União Europeia (UE) para lidar com esta crise, algo que também não convence os especialistas. "No ritmo em que a região costuma adotar suas decisões, não acreditamos que contribua muito para a resolução do conflito", alertam na Link Securities. 

Segundo estes especialistas, “enquanto não estiver à vista uma solução para a crise ucraniana, a volatilidade continuará muito presente nos mercados, tanto de renda fixa como de renda variável, com os índices movendo-se no ritmo notícias publicadas a respeito. No entanto, não acreditamos que, para o bem ou para o mal, essa situação dure para sempre, já que a Rússia, especificamente seu presidente, terá que tomar uma decisão final sobre invadir ou não a Ucrânia em questão de algumas semanas, no máximo, se quiserem continuar a ter a 'vantagem competitiva' que as baixas temperaturas invernais representam para a Rússia e ser o principal fornecedor de gás para a UE”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações