Mercado vê risco para Petrobras e contas públicas com falas de Bolsonaro

Investing.com

Publicado 19.02.2021 14:15

Atualizada às 14h47

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - Os preços das ações da Petrobras (SA:PETR4) derretiam nesta sexta-feira (19) após o presidente Jair Bolsonaro voltar a afirmar que “teremos mudanças, sim,” na estatal após o anúncio de reajuste de preços dos combustíveis na véspera, seguindo a alta internacional do petróleo.

Perto das 14h32, os papéis preferenciais da petroleira caíam 6,01%, a R$ 27,51, enquanto os ordinários (SA:PETR3) recuavam 7,24%, a R$ 27,30, com investidores reagindo ao claro aumento do risco de interferência política na estatal.

LEIA MAIS: 'Anuncio que teremos mudança, sim, na Petrobras', confirma Bolsonaro

“Potencial a empresa tem, o valuation está ótimo, mas esse risco político é muito ruim”, diz Julia Monteiro, analista da MyCap. “Uma ameaça de interferência direta numa empresa com ações negociadas em bolsa é inaceitável. Já houve isso, conseguiu se livrar, mas agora está de volta”.

Durante viagem a Sertânia, em Pernambuco, para inauguração de uma obra, Bolsonaro afirmou que "jamais" vai interferir na estatal, mas reclamou que "o povo não pode ser surpreendido" com os reajustes nos combustíveis. O receio do mercado é que a pressão, constante agora há pelo menos dois meses, ocasione a saída do presidente Roberto Castello Branco.

Na terça-feira (23), o Conselho da Petrobras deve se reunir, em encontro ordinário e pré-agendado, para a votação da recondução de Castello Branco à presidência da estatal pelos próximos dois anos. Segundo duas fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico, o grupo estaria do lado da atual administração, mesmo com as críticas do Planalto.

h2 Preços ainda defasados/h2

Ontem, a empresa anunciou um aumento de 10% nos preços da gasolina e de 15% nos preços do diesel, correndo atrás do forte avanço do petróleo no exterior. Para a XP Investimentos, em relatório, os níveis atuais de preços ainda não estão em um patamar que permita que operadores independentes possam importar combustíveis com margem de lucro.

LEIA MAIS: Efeito Petrobras contamina negócios e Ibovespa testa mínimas do mês

A corretora vê riscos para os resultados futuros da Petrobras tanto em termos de menores margens de refino, como também que a companhia tenha que realizar importações a prejuízo para manter o mercado local abastecido.

Já a Ativa Investimentos apontou que ainda existe espaço potencial de nova elevação de preço da gasolina no curto prazo, de mais de 5%, por conta da pressão dos preços do petróleo.

h2 Contas públicas ameaçadas/h2

Em reação aos reajustes, Bolsonaro disse que iria cortar todos os impostos federais, PIS e Cofins e Cide, que incidem sobre gás e diesel, abrindo outro precedente de risco: o das contas públicas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“Não tem Orçamento votado, tem auxílio emergencial no radar, e agora se fala em renúncia fiscal. Vai aumentar algum outro tributo? Uma contrapartida precisará ser feita para zerar impostos federais, se não vai bater na Lei de Responsabilidade Fiscal”, alerta Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos.

LEIA MAIS: Governo está elaborando junto com Congresso viabilização de novo auxílio emergencial, diz fonte

A Lei de Responsabilidade Fiscal, ou LRF, exige que o governo detalhe medidas de compensação ao dar isenção de tributos, ponto que Bolsonaro pede uma flexibilização.

Para o Goldman Sachs, em relatório, o corte seria benéfico para a Petrobras, já que mitigaria o risco de interferência política ao aliviar os gastos do consumidor final com o aumento de preços nas refinarias. Ainda assim, reconhecem que o noticiário não é positivo para os preços dos papéis da petroleira.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações