Microsoft diz que Google tem vantagem competitiva em IA generativa

Reuters

Publicado 14.03.2024 16:59

BRUXELAS (Reuters) - O Google, unidade da Alphabet (NASDAQ:GOOGL), desfruta de uma vantagem competitiva em inteligência artificial generativa devido ao seu arcabouço de dados e chips otimizados para a tecnologia, disse a Microsoft (NASDAQ:MSFT) aos órgãos de defesa da concorrência da União Europeia, ressaltando a rivalidade entre os dois gigantes da tecnologia.

Os comentários da Microsoft se deram em resposta a uma consulta aberta pela Comissão Europeia em janeiro sobre o nível de concorrência na IA generativa.

"Hoje, apenas uma empresa -- o Google -- está integrada verticalmente de uma maneira que lhe proporciona força e independência em todas as camadas de IA, desde chips até uma próspera loja de aplicativos móveis. Todos os demais devem contar com parcerias para inovar e competir", disse a Microsoft em seu relatório à comissão.

A empresa disse que os semicondutores de IA de autoabastecimento do Google lhe darão uma vantagem competitiva nos próximos anos, enquanto seus grandes conjuntos de dados proprietários do Google Search Index e do YouTube permitirão que a empresa treine seu grande modelo de linguagem Gemini.

Ainda acrescentou que assistentes de voz com tecnologia de IA, como o Google Assistante, do Google, e a Siri, da Apple (NASDAQ:AAPL), dão vantagem a ambas as empresas.